FecharX

Governo lança concurso de vídeos contra o machismo nas escolas

Alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio serão os protagonistas das produções



Créditos da imagem: Marcelo Horn/GERJ
Main 145755 prov rj est54
Redação Sou BH
17/04/18 às 14:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:30

Alunos das escolas estaduais de Minas que estão cursando os anos finais do ensino fundamental e médio podem participar do concurso de vídeos “Desconstruindo Práticas Machistas No Cotidiano das Escolas” até o dia 18 de maio deste ano. O objetivo da disputa é debater sobre o machismo e a importância da desconstrução desse conceito dentro das escolas. 

A iniciativa, lançada durante a segunda edição do projeto Educa e Empodera as Minas, no dia 8 de março, é realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e com a emissora Rede Minas.

“Uma das premissas da Educação em Direitos Humanos é promover a discussão de todas as formas de violência, e o machismo é uma das que estão mais estruturadas na sociedade, e nem é preciso dizer que isso prejudica muito as mulheres, e muitas vezes até os homens. Por isso, a gente precisa levar para dentro das escolas os debates sobre machismo e sobre as questões de gênero para, inclusive, fazer a prevenção de violências e conflitos. Os estudantes precisam estar conscientes e ser protagonistas desse processo”, disse a coordenadora de Educação em Direitos Humanos da SEE, Kessiane Goulart. 

“Minas Gerais tem 853 municípios, e o debate sobre o machismo e a luta a favor dos direitos e igualdades das mulheres têm que chegar a todos eles. E nada melhor que envolver nossos meninos e meninas estudantes da rede estadual de ensino nesse processo de desconstrução das relações desiguais de poder, por meio de suas produções de vídeo. Precisamos espalhar um novo tempo de bem viver e a escola é o lugar ideal para começar esse movimento”, disse a superintendente de Autonomia Econômica das Mulheres e Articulação Institucional da Sedpac, Renata Rosa

O concurso

Os vídeos poderão ser produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e pelos alunos do ensino médio, e cada escola estadual poderá enviar dois vídeos, um sobre cada eixo: “Empoderamento de Jovens Meninas”, que visa expor o reconhecimento das mulheres na sociedade, do seu valor, de suas conquistas e de suas lutas por direitos; e “Meninos Pelo Fim da Violência”, que pretende mostrar os jovens adolescentes como não como protagonistas dos atos violentos, e sim da luta pelo fim deles. 

Os vídeos podem ser feitos com celulares, câmeras digitais ou outros equipamentos de filmagem que os alunos tiverem às mãos. Serão selecionadas 10 produções de cada eixo e as vencedoras serão veiculadas na programação da Rede Minas. Além disso, os produtores dos vídeos escolhidos ganharão uma visita ao PlugMinas, em Belo Horizonte, para conhecerem mais sobre o espaço onde o foco é o protagonismo juvenil.

Com Agência Minas