Crescem vendas de smartphones

<p>Aumento foi de 78% em 2012</p>

Créditos da imagem:
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:31

As vendas de smartphones no Brasil em 2012 dispararam 78% sobre o ano anterior, para 16 milhões de unidades, segundo levantamento da consultoria IDC divulgado nesta quinta-feira (14).

No mercado como um todo, foram vendidos 59,5 milhões de telefones celulares. Deste total, 43,5 milhões foram de aparelhos comuns, sem aplicativos de dados.

Continua depois da publicidade

Segundo o IDC, a tendência é que a participação dos telefones inteligentes no total siga crescendo. A expectativa da consultoria é de que o Brasil sejá o quinto maior mercado de smartphones ainda este ano, atrás de China, Estados Unidos, Reino Unido e Japão. A Índia deve ficar na sexta posição.

Para o analista da IDC Leonardo Munin, a principal alavanca para o crescimento dos smartphones no Brasil é a queda nos preços dos aparelhos, tendência que deve se consolidar com os incentivos fiscais para a produção no país.

?Além disso, as operadoras estão aumentando o foco na venda deste tipo de aparelho, já que há uma oportunidade na venda de serviços, como por exemplo, pacote de dados?, afirmou Munin.

Em janeiro, o mercado de celulares no Brasil teve queda de 5% ante dezembro. No entanto, o segmento de smartphones cresceu cerca de 3%, segundo a IDC.

Agência Estado