Economia

Dia das Crianças em BH: mais consumidores compram, mas buscam presentes mais baratos

Levantamento mostra alta na intenção de compra, mas redução no valor médio dos presentes; famílias se esforçam para manter a data viva


Créditos da imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil
Redução do valor médio destinado aos presentes foi de 1,21% Redução do valor médio destinado aos presentes foi de 1,21%

Mariana Cardoso Carvalho

|
08/10/25 às 12:01 - Atualizado em 08/10/25 às 12:29
compartilhe

O Dia das Crianças deste ano promete mais movimento nas lojas de Belo Horizonte, mas os consumidores têm pensado bem antes de abrir a carteira. Um levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD/UFMG) divulgado na segunda-feira (6) aponta que a intenção de compra alcançou o maior nível dos últimos quatro anos.


Leia também:


Segundo a pesquisa, 46,33% dos entrevistados afirmaram que vão comprar presentes, crescimento de 11% em relação a 2024. Apesar da disposição, o valor médio destinado aos produtos caiu ligeiramente, de R$ 85,90 no ano passado para R$ 84,87 em 2025, uma redução de 1,21%.

Para o gerente de pesquisa do IPEAD/UFMG, Eduardo Antunes, a aparente contradição pode ser explicada pelo esforço das famílias de classe média baixa para não deixar a data passar em branco, mesmo com orçamentos mais apertados. Ele explica que o consumo se democratiza, com mais pessoas comprando, mas optando por presentes de menor valor.

O estudo também revela mudanças no comportamento de compra. Mais da metade dos entrevistados (52,63%) disse que pretende gastar o mesmo valor do ano anterior, ao passo que 8,42% pretendem reduzir despesas — um número menor do que os 12,50% que responderam da mesma forma em 2024.

Esse movimento, segundo Antunes, revela um consumidor mais organizado, que planeja com antecedência como encaixar a data no orçamento doméstico. O gerente de pesquisa assegura que se trata de prudência, não de desconfiança em relação à economia.

A pesquisa foi feita de forma presencial, com 218 consumidores de classes C e D residentes em BH.

Como é feito o cálculo?

A pesquisa sobre a intenção de compra para o Dia das Crianças 2025 foi elaborada pelo IPEAD/UFMG e aplicada em conjunto com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Belo Horizonte. O objetivo é identificar as expectativas dos consumidores da capital mineira em relação à data comemorativa.

Realizada anualmente, sempre no mês de setembro, a sondagem abrange os mesmos 218 participantes do ICC, preservando o critério amostral e os recortes por sexo e renda familiar. Os dados coletados servem de referência para o varejo mineiro, ajudando empresários a se preparar em termos de estoque, contratações e investimentos.