FecharX

Economia de água também é desafio para escolas

Com a falta d’água, retomada do ano letivo implica novas responsabilidades para estudantes e instituições



Créditos da imagem: Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Main 160736 mais de dois milhoes de estudantes voltam as aulas na rede estadual nesta terca feira
Estudantes retomam ano letivo
Redação Sou BH
03/02/15 às 17:34
Atualizado em 01/02/19 às 19:44

Mais de dois milhões de estudantes retornam às salas de aula nessa terça-feira. Os alunos já retomam o ano letivo em meio a várias novidades, principalmente na rede de ensino fundamental e médio. As ações sociais voltadas para economia da água também ganharam o ambiente escolar nesse início de 2015.

Com esse número significativo de alunos que estudam em escolas públicas estaduais (que estão instaladas em 852 dos 853 municípios de Minas), os estudantes podem ser agentes importantes para sensibilizar familiares sobre a importância de poupar água.

Com relação ao consumo de água nas escolas estaduais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que estuda novas medidas de redução do uso da água em consonância com as novas políticas definidas pelo Governo de Minas Gerais, para que seja atingida a meta de redução de pelo menos 30% no consumo.

Além disso, a SEE adota um sistema de controle, o Sisconsumo, composto por dois módulos: Siságua e Sisluz.  Por meio desse sistema, cada escola pode monitorar seu próprio consumo mensal de água e energia. Também é por esse sistema que a SEE faz o acompanhamento do consumo de todas as escolas e, quando é detectado um aumento anormal, é emitido um alerta para a unidade.

Ações e projetos

Ações de uso consciente da água, como a desenvolvida na Escola Estadual Cônego Luís Vieira da Silva, em Ouro Branco, norteiam as diretrizes da atual administração da SEE.

A instituição conta com uma horta que oferece uma variedade de hortaliças e legumes e a água usada parar irrigar os vegetais é a da chuva. A escola conta com um sistema de calhas que capta água da chuva e armazena em uma cisterna. A instituição implantou o sistema após ganhar um prêmio de educação ambiental promovido na região.

Com informações da Agência Minas.