FecharX

Economia no consumo de água ainda não passou de 10%

Um mês após início de campanha, índice de economia na Região Metropolitana de Belo Horizonte é de 9,4%



Créditos da imagem: Divulgação
Main 183417 agua
Sistema pode entrar em colapso entre junho e julho
Redação Sou BH
03/03/15 às 22:45
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Após um mês de campanhas educativas na TV, rádio e web pedindo à população para reduzir em, pelo menos, 30% o consumo de água, a redução no estado foi de 7,4%, em comparação com o mesmo período de 2014. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a economia foi de 9,4%, volume insuficiente para evitar um colapso no abastecimento da Grande BH.

Caso o índice atual de redução no consumo da Região Metropolitana de Belo Horizonte não alcance os 30% pedidos pela companhia e o volume de chuvas de 2015 não supere o de 2014, a previsão é de que o Sistema da Bacia do Paraopeba, que abastece a RMBH, entre em colapso entre junho e julho.

A expectativa é que quando o cliente receber a fatura de março, que representa o consumo de fevereiro (um mês atípico em função das festividades de Carnaval e do retorno das férias), ele possa fazer uma análise das suas ações voltadas para o uso racional da água.

Copasa Transparente

Dentro da política de transparência, determinada pelo governador Fernando Pimentel e adotada pela nova diretoria da Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais (Copasa), pela primeira vez, estão disponíveis na internet informações diárias sobre o nível dos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No endereço www.copasatransparente.com.br, a população acompanha notícias, acessa uma página de perguntas e respostas e confere dicas sobre como economizar água.