FecharX

Novos desafios: empreendedor aposta em setor de carnes nobres e inova no interior de Minas

Proprietário da Casa de Carnes Ouro Branco, Enedino Reis investiu em cursos, especialização e gestão afiada guiado pelo Sebrae



Créditos da imagem: Divulgação
Main 200921 sebraeparacatu 5778
Redação Sou BH
22/05/18 às 20:52
Atualizado em 11/02/19 às 19:44

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

Numa movimentada esquina do bairro do Paracatuzinho está a Casa de Carnes Ouro Branco, um dos mais conhecidos estabelecimentos comerciais de Paracatu, Noroeste mineiro. Há 16 anos, e sempre de bom humor, lá está o empreendedor Enedino Reis, que criou um estilo simples e original de trabalhar: simpático no atendimento, transparente nos processos e moderno na estrutura. A soma desses fatores resultou no mais importante, a fidelidade da clientela.

Hoje, a “Casa de Carne” emprega 12 pessoas e as finanças vão bem, mas nem sempre foi assim. Enedino já passou por uma série de dificuldades, sempre endividado. Quando a vaca insistia em ir, literalmente, para o brejo, o empreendedor teve um insight providencial e buscou ajuda no Sebrae. A partir daí a empresa recebeu consultorias especializadas com foco em gestão, inovação e tecnologia. O empresário também intensificou a participação em feiras e seminários. “Dívidas não existem mais”, comenta Enedino, com brilho nos olhos.

Os indicadores de desempenho implantados retratam a eficiência do trabalho feito. Graças ao sistema inteiramente informatizado, o empresário tem mais confiança nas tomadas de decisão. “Agora tenho em mãos, a qualquer momento, o número de atendimentos por cada colaborador e o volume de vendas”, diz. De posse desses dados, Enedino controla o estoque, projeta as compras e pode mensurar a produção de cada item conforme o histórico de demanda de cada um.

O empreendedor, à vontade com a guinada no negócio, não para de criar e inovar, justificando sempre que aquela loja naquela esquina do movimentado Paracatuzinho, mais que açougue, é Casa de Carnes mesmo, oferecendo uma linha de produtos gourmet preparada pela própria equipe - linguiças empacotadas à vácuo, cortes especiais de carnes nobres e vários defumados. Esta revolução deveu-se ao Programa Alimento Seguro e também ao Sebraetec, que impulsiona a inovação em diversos aspectos do negócio.

A participação dos funcionários foi essencial, Enedino envolveu toda a equipe nas mudanças por meio de reuniões sistemáticas e de capacitações. Foi uma época de muito trabalho e, para manter o padrão alcançado, ainda é. Mas há compensações: a gratificação por produção foi implantada e cada um dos colaboradores tem a oportunidade de ampliar ganhos. Em suma, mão de obra qualificada e motivada, mix de produtos com consultoria Sebraetec é igual a faturamento triplicado.

A Casa de Carnes Ouro Branco foi premiada pela Associação Brasileira dos Distribuidores (Abad)/MG como “Destaque” em 2017. Para arrematar o bom momento, Enedino prepara um belo churrasco para breve, quando inaugurar a primeira “Boutique da Carne” de Paracatu.

* o conteúdo é de responsabilidade do anunciante