FecharX

Filho deve gastar mais de R$ 100 no Dia dos Pais

<p><span>Empresários apostam no apelo emocional da data e esperam superar as vendas do ano passado</span></p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main 6 compras
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:55

O Dia dos Pais abre o calendário de datas comemorativas do segundo semestre e o comércio da capital mineira está otimista. De acordo com a pesquisa de Opinião do Comércio Varejista, 62,6% dos empresários entrevistados apostam que as vendas do Dia dos Pais serão melhores que as realizadas em 2012. A maioria dos empresários (34,5%) aposta que o consumidor gastará entre R$ 100 e R$ 200 com o presente para o pai. Para 18%, o ticket médio deverá ficar entre R$ 70 e R$ 100.

A força emocional da data (27,6%), os preços menores (18,8%) e o estoque diversificado (18,0%) serão os principais fatores que levarão os consumidores às compras no Dia dos Pais. Segundo o economista da Fecomércio/MG, Gabriel de Andrade Ivo, a comemoração, celebrada no segundo domingo de agosto, coincide com as liquidações de artigos de inverno, ?contribuindo para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis?. Contudo, o alto endividamento do consumidor pode ser limitador para as compras para a data, segundo 49,5% dos entrevistados.

Muitos empresários também realizarão estratégias específicas para garantir bons negócios neste Dia dos Pais. As ações mais citadas foram: promoções (42,7%), diversificação do mix de produtos (16,6%), visibilidade da loja (15,1%) e ações de mídia (10,2%). Outras estratégias foram citadas, como capacitação de empregados, o crédito facilitado, brindes e a contratação de temporários. Ainda de acordo com a pesquisa, para 47,4% dos empresários o setor mais procurado pelos consumidores será o de vestuário, seguido pelo de calçados (18,6%), eletrônicos (9,5%), perfumaria (8,8%) e artigos esportivos (7%).