FecharX

Empresários participam de comitiva para apresentar o mercado mineiro no exterior

O projeto tem o objetivo de apresentar os potenciais do estado para as companhias estrangeiras e possibilitar parcerias internacionais



Créditos da imagem: Rawpixel/Shutterstock
Main 213939 shutterstock 430168801 1
Redação Sou BH
25/10/18 às 14:33
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

Um guia de negócios, que apresenta o mercado mineiro para o mundo, vai ser lançado em Dubai, nos Emirados Árabes, e em Xangai, na China. O novo Business Guide da AC Minas já está na décima edição, mas, desta vez, será feito um evento internacional de lançamento. Uma comitiva com 15 empresários mineiros participará de encontros e trocas de experiências e ideias com empresas do exterior.

Com o objetivo de apresentar os potenciais do estado para os empresários estrangeiros, o Minas Gerais Business Guide funciona como um agregador de informações sobre o mercado, a economia, empresas atuantes, oportunidades de negócio, além da cultura e tradição mineiras. Focado nas especificidades de cada região, o guia é um conceito inédito no país, principalmente, ao levar empresas de Minas para uma maratona de negociações fora do país.

“O desafio de mostrar Minas Gerais é enorme. Concorremos com os principais mercados do mundo. Por isso, é muito importante mostrar seu território e suas oportunidades”, pontua Mônica Cordeiro, presidente do Conselho Empresarial de Relações Internacionais e diretora da AC Minas. Ela ainda destaca a importância de focar na precisão das informações, detalhando o ambiente de negócios mineiro.

Apresentando Minas Gerais

Esta é a terceira edição num formato mais interativo, com maior participação do site e da mídias do grupo. O guia é traduzido para sete idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês, árabe e mandarim), o que contribui para a internacionalização do projeto, principalmente pela parceria entre a AC Minas e o Itamaraty, que distribui o guia em diversas embaixadas, facilitando o contato internacional com os produtos mineiros.

Além da exposição positiva nas embaixadas, o site do Business Guide também pode ser um mecanismo de divulgação dos negócios do estado, principalmente pela própria quantidade de acessos – 3,5 mil por mês e em mais de 80 países. 

A comitiva

Nos dias 7 (em Dubai) e 12 de novembro (em Xangai), será apresentada a nova edição 2018/2019 do guia para companhias dos Emirados Árabes e da China, durante encontros de negócios. Ao todo, 15 empresas mineiras participarão de diversas reuniões de prospecção e promoção comercial, aproximação para parcerias, palestras e visitas guiadas por negócios locais.

As empresas pertencem a diferentes setores da economia mineira: alimentos, cosméticos, indústria da moda e serviços. Todas se inscreverem pelo site da AC Minas e participaram de um processo seletivo aberto. Cada empresário arcou com os custos próprios da viagem. 

Segundo a diretora da AC Minas, Mônica Cordeiro, o processo deve se repetir no próximo ano e a expectativa é que os mineiros visitem Israel em 2019. Para conferir mais sobre a ferramenta que conecta negócios de Minas e do mundo, acesse o site do Minas Guide