FecharX

Jovens mineiros terão direito a ?bolsa-academia?

<p>Benefício visa combater a obesidade</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 16:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

A partir de abril deste ano, jovens mineiros de 10 a 19 anos que estiverem acima do peso e sendo atendidos pelo Programa Saúde da Família poderão ter a atividade física paga pelo governo. A iniciativa visa combater a obesidade entre os adolescentes.

Os dados preocupantes da Secretaria de Estado de Saúde mostram que, em 2010, 13,8% dos mineiros nessa faixa etária tinham o Índice de Massa Corporal (IMC) acima do recomendado. Em 2012, eram 15,1%.

Desde o início do ano, prefeituras e academias estão sendo cadastradas para receber os novos alunos no projeto Geração Saúde, desenvolvido pelas secretarias de estado de Esportes e de Saúde.

Para ser beneficiado, o jovem precisa participar também de atividades com psicólogos e nutricionistas, além de comparecer à academia no mínimo três vezes por semana, o que é comprovado através do sistema de biometria. São 78 academias inscritas em Minas Gerais. A mensalidade será de R$ 50, paga pelo estado.

A ideia é que os beneficiados sejam avaliados constantemente e obtenham resultados positivos ao final de 18 meses. Inicialmente, são 14 mil vagas para 2013, gasto estimado em R$ 10 milhões. Eles poderão fazer, além de musculação, atividades como spinning, hidroginástica, natação e jump, entre outras.

Com informações do Portal Uai