FecharX

MEC aplica teste de inglês em universidades

<p>Com o objetivo de diagnosticar a rede federal de ensino, exame de certificação será realizado no 1º semestre</p>



Créditos da imagem:
Main 0205 educacao certificacao
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

Alunos, professores e funcionários de universidades federais irão passar por testes de proficiência na língua inglesa. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) que irá aplicar 430 mil exames em todo o Brasil. O objetivo é diagnosticar a proficiência na rede de ensino para subsidiar políticas de internacionalização, como o Ciência Sem Fronteiras. O MEC quer aplicar a primeira etapa entre 13 de maio e 9 de junho.

Os certificados para os alunos serão emitidos pela mesma empresa que certifica o Toefl, teste internacional aceito na maior parte das universidades norte-americanas. Os estudantes terão preferência no primeiro momento.
 
O teste será de nivelamento, mas os participantes poderão ser priorizados nas matrículas de cursos presenciais de inglês. O MEC sugere às instituições que as certificações possam ser contabilizadas como atividade extracurricular ou de extensão como forma de incentivo à participação dos estudantes.

O diagnóstico também servirá de base para alocação de recursos a partir de 2015. Um comunicado do governo chegou nesta semana às instituições de ensino, que devem fazer o cadastro e definir esquema de aplicação até o dia 6 de maio.