Especialistas no assunto falaram sobre a consolidação e os desafios dessa área tão promissora no Brasil
A
pandemia do novo coronavírus tem causado grandes crises em vários setores da
economia mundial, no entanto, o mercado imobiliário não sofreu tantos impactos
dessas recessões. Mesmo com uma baixa significativa nos primeiros meses de
quarentena, a busca por ofertas e créditos no setor, desde maio, tem sido
animadoras. De acordo com os dados retirados da Associação Brasileira das
Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, a Abecip, os financiamentos para
compras e construções de imóveis somaram um acúmulo de mais de 7,13 bilhões de
reais no país, já no quinto mês do ano, representando um crescimento de 6,5% na
comparação com abril deste mesmo ano.
Para
debater o assunto, na última terça-feira (25), o Sou BH Talks reuniu um elenco
de referências no segmento, reconhecidos como especialistas de peso. Na
mediação, Pati Lisboa conduziu o bate-papo e recebeu Lucas Vargas, CEO do Grupo Zap; Rodrigo Maia, Gestor Executivo da MRV; e Guilherme Diamante, Diretor de Negócios da Squad
Negócios.
O
programa já começou com os convidados refletindo sobre quais seriam os segredos
que justificam o crescimento do mercado imobiliário em tempos de crise. De
acordo com os especialistas, a resposta é unanime: os atrativos que garantem um
aumento dessa procura no segmento são as taxas reduzidas de juros, a
empregabilidade gerada pelo setor, uma cadeia sólida de fornecedores e o apoio
de agentes de créditos como a Caixa Econômica Federal.
A Tecnologia como grande aliada
As
imobiliárias atuais estão buscando diferenciais para otimizar a prestação de seus
serviços, e como um meio de facilitar a acessibilidade, a tecnologia tem
servido como uma grande ponto de partida. Segundo Lucas Navarra, que trabalha
em uma plataforma com um cerne bastante digital, o meio imobiliário é muito
carente de transparência. Para mudar essa visão, o especialista diz que o
segmento precisa de uma base de dados que mostre todos os processos do mercado.
“E daí oferecer produtos de inteligência, oferecer ao consumidor medidas de
entender melhor o que seria um preço justo, oferecer para corretoras e imobiliárias
ferramentas que as ajudem a dar mais serviços para os seus clientes e assim por
diante” comentou o especialista.
Rodrigo
Maia refletiu que a ideia é que a MRV se torne, cada vez mais, uma plataforma
habitacional e, assim, que consiga atender a todos os públicos que buscam um
imóvel. Ele ainda completou que a Alugo, startup
de locações de imóveis da MRV, é pioneira no setor e visa a um crescimento
ainda mais exponencial, em um ambiente totalmente digital. “A Alugo vem pra
atender a um público que ainda está formando a sua concepção familiar, ou às
vezes também procurando uma locação para um cenário profissional, ou o que for.
Então, esse é o objetivo, e, principalmente, que seja uma plataforma 100%
digital e descomplicada”, disse.
Guilherme
Diamante também contou sobre os benefícios de se rentabilizar os investimentos. Para
ele, o setor imobiliário bateu qualquer investimento que já tenha sido feito em
terras brasileiras. “Nesse exato momento, onde o seu dinheiro não rende nada em
aplicações, a não ser de altos riscos, o lugar mais seguro para se investir é
no mercado imobiliário. E hoje está acontecendo uma renovação de estoques de imóveis
no Brasil. Os custos estão maiores, então os investimentos se tornam muito mais
atrativos”, finaliza.
Ao
final, os especialistas dão dicas para quem quer entrar nesse setor. Segundos
os experts no assunto, para além da formação acadêmica, o interessado no
mercado imobiliário precisa se especializar cada vez mais com conteúdos
relevantes, especialistas da área e, claro, sempre ficar atento às mudanças que
ocorrem nesse segmento.
Sou BH
Talks
Desenvolvido
para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção
leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos,
são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com
artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das
primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de
agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes
sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.