Obras da Estação Novo Eldorado, em Contagem, atingem 85%. Expansão da Linha 1 do Metrô de BH promete beneficiar milhares até 2026
Com a inauguração, a Estação Novo Eldorado deve impactar positivamente a rotina de 7 mil passageiros por dia.
As obras da Estação Novo Eldorado, em Contagem (MG), já alcançaram 85% de conclusão. A nova parada, que faz parte da extensão de 1,6 km da Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte, foi vistoriada nesta terça-feira (7/10) pelo governador Romeu Zema (Novo). A previsão é de que o novo trecho seja entregue no início de 2026.
De acordo com Zema, a Estação Novo Eldorado deverá beneficiar cerca de 7 mil pessoas por dia. O governador destacou que, embora as obras causem transtornos temporários, como sujeira e barulho, o ganho para a mobilidade urbana será permanente, facilitando o deslocamento da população na Grande Belo Horizonte.
A última ampliação do metrô metropolitano havia ocorrido em 2002, com a inauguração da Estação Vilarinho. Após mais de duas décadas, o Governo de Minas reforça que o projeto marca um novo ciclo de expansão, ampliando a integração entre Belo Horizonte, Contagem e região metropolitana.
O sistema do Metrô de BH também passará por modernização. Segundo o governo, 24 novos trens fabricados na China devem entrar em operação no primeiro semestre de 2026. Dessa forma, as composições vão atender tanto a Linha 1 quanto a futura Linha 2, oferecendo mais conforto, estabilidade e eficiência energética.
Além disso, o projeto de revitalização inclui a modernização completa de estações já existentes. Até o final de 2025, as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho serão totalmente revitalizadas.
Em seguida, as estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar passarão por reformas até o final de 2026. Essas melhorias incluem rampas e sinalizações em braile, banheiros adaptados, revitalização do piso, além de modernização dos sistemas hidráulico, elétrico e de iluminação.
Com todas as obras concluídas, a Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte deverá transportar cerca de 157 mil passageiros por dia, fortalecendo a mobilidade entre os principais bairros da capital e de Contagem.
As obras da Linha 2 do Metrô de BH também seguem em ritmo acelerado e devem levar o sistema até o Barreiro até 2028. O novo trajeto contará com 10,5 km de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.
Essa ampliação vai interligar o metrô a importantes vias da capital mineira, como o Anel Rodoviário e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, passando por regiões com hospitais, escolas, polos comerciais, universidades e shoppings.
A expectativa é que a Linha 2 transporte cerca de 50 mil passageiros por dia, promovendo uma transformação significativa na mobilidade urbana de Belo Horizonte e melhorando a integração entre bairros e centros econômicos.