FecharX

Novas regras de financiamento imobiliário da Caixa entram em vigor

A partir de agora, o banco passa a financiar 50% do valor de imóveis usados



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 172521 apartamentos financiamentos
Redação Sou BH
04/05/15 às 17:28
Atualizado em 01/02/19 às 19:18

As novas regras para financiamento de imóveis usados pela Caixa Econômica Federal entram em vigor nesta segunda-feira (4) em todo país. A partir de agora, o banco passa a financiar 50% do valor do imóvel. Anteriormente, o percentual era de 80%.

O vereador Orlei Pereira, que também trabalha como despachante, disse que a decisão do Governo Federal pegou muitas pessoas de surpresa e provocou uma corrida às agências. Além disso, ele conta que, mesmo com a nova exigência, a Caixa Econômica Federal não tem recursos para efetivar nenhum tipo de financiamento imobiliário. 

“As agências já estão avisando que a previsão para assinar algum novo contrato é somente em julho. Não tem recurso nem para usado, nem para novo, para nada de habitação”, disse Orlei.

O economista Rodrigo Neves conseguiu assinar contrato na semana passada, com as condições anteriores. Ele comprou um apartamento usado de R$ 690 mil. Pela nova regra, ele teria que ter uma entrada de R$ 345 mil. 'É um valor alto e a nossa renda não permite isso. Felizmente a gente conseguiu a condição antiga”, comemorou.

Bancos privados 

A vice-presidente da Câmara de Mercado Imobiliário, Cássia Ximenes, participou ao vivo da edição do Jornal da Itatiaia desta segunda-feira. Ao contrário do que informou Orlei, ela disse a Caixa está efetivando novos contratos. Além disso, ela aconselha quem dispõe da metade do valor do imóvel efetivar o negócio agora. 

“Se não tem os 50%, procure um banco privado, porque essa alteração é só na Caixa Econômica. Todos os outros bancos estão com o financiamento normal e a diferença da taxa nem é tão grande assim”, sugeriu.

Fonte: Portal Itatiaia.