FecharX

Prefeitura lança programa de oportunidades e financiamento da economia criativa

A região da Lagoinha será a primeira a receber as ações do Horizonte Criativo



Créditos da imagem: Divino Advincula/PBH
Main fachada prefeitura bh   divino advincula 900 px 1
Redação Sou BH
09/05/19 às 14:04
Atualizado em 09/05/19 às 15:25

A Prefeitura de BH lançou o programa Horizonte Criativo, criado para fomentar e incentivar o desenvolvimento de negócios e investimentos para empresas e profissionais da economia criativa e setores afins na capital mineira.

A região da Lagoinha foi definida como o primeiro território a receber as ações, que incluem investimentos para a criação de um ambiente favorável à abertura e expansão de negócios nos locais estabelecidos. Devido à sua importância cultural e histórica, a Lagoinha já vem recebendo uma série de ações que passam pela segurança, limpeza, iluminação e intervenções urbanas e artísticas.

Entre as iniciativas previstas para o local, estão a ampliação do monitoramento por vídeo, oferta de cursos de qualificação profissional, programa de fomento ao empreendedorismo, atuação junto à população em situação de rua e usuários de drogas, conclusão do tombamento do conjunto de edificações da rua Itapecerica e a dinamização cultural e turística.

O programa tem o apoio do Banco de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (BDMG).

Financiamentos

São duas opções de crédito mais adequados para a economia criativa. A primeira é a linha de inovação, startups, sustentabilidade e economia criativa com taxas de juros atrativas, com carências que permitem um fôlego aos empresários que estão iniciando seus negócios e flexibilidade nas garantias. Outra vantagem é que o crédito é analisado em horas e os recursos podem ser depositados em até cinco dias. 

A outra opção é o Fungetur, que oferece taxas a partir de 0,69%, com dois eixos de atuação: linha de projetos e investimentos (obras civis, reforma, mobiliários, serviços para implantação e expansão de investimentos) e uma linha exclusiva para aquisição de equipamentos.  

Os interessados em obter mais informações sobre o programa podem entrar em contato pelo telefone 3246-0066.