Serviços digitais do Governo de Minas permitem a emissão da segunda via da identidade e CNH sem sair de casa; saiba como solicitar!
Após os dias de folia, alguns cidadãos se deparam com um problema comum: a perda de documentos pessoais. Se você perdeu sua Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) durante o Carnaval, confira abaixo algumas dicas para facilitar a solicitação da segunda via sem precisar enfrentar filas ou deslocamentos desnecessários.
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) disponibiliza serviços digitais para emissão de documentos por meio do MG App, do Portal Cidadão MG e do site de Trânsito. Dessa forma, os cidadãos podem resolver suas demandas sem sair de casa, garantindo mais praticidade e eficiência.
“O Governo de Minas está intensificando a digitalização e a simplificação dos serviços. Nosso objetivo é facilitar a vida dos mineiros, permitindo que resolvam suas pendências de forma ágil e eficiente”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Antes de solicitar a segunda via dos documentos, o cidadão deve registrar a ocorrência de perda. Esse registro pode ser feito diretamente pelo MG App ou pelo Portal Cidadão MG, garantindo que a emissão seja realizada sem complicações.
Além disso, o portal também permite a regularização de pendências, consulta de multas e agendamento de exames de direção.
Para aqueles que preferem atendimento presencial, as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) espalhadas pelo estado também realizam a emissão de documentos. Os serviços são gratuitos e precisam ser agendados previamente nos canais oficiais do Governo de Minas.
As vagas para emissão da CIN são liberadas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, e o prazo para atendimento é de até dez dias. Em casos de urgência, é possível solicitar um atendimento excepcional por meio do canal Fale Conosco.