FecharX

Preço médio do metro quadrado caiu em BH

<p>Entre as 16 cidades que tiveram o preço monitorado, a capital foi a única que registrou queda no m² dos imóveis residenciais</p>



Créditos da imagem: Geraldo Antonio Salo
Main predios
Geraldo Antonio Salo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:55

O preço médio por metro quadrado dos imóveis residenciais no país subiu 1,1% no mês de julho ante junho, chegando a R$ 6.900. Nos primeiros sete meses do ano, a alta foi de 7,3%, enquanto nos últimos 12 meses encerrados em julho, houve aumento de 12%. Os números fazem parte do Índice Fipezap, divulgado nesta sexta-feira (2). O levantamento é realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a partir dos anúncios de imóveis de 16 cidades no site Zap.

A alta de 7,3% até julho mostra que os preços das habitações subiram mais que o dobro da inflação no período, de quase 3,2%, considerando dados do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPCA). As maiores altas no ano foram verificadas nas cidades de Curitiba (18,5%), Vitória (10,1%) e do Rio de Janeiro (9,3%). A cidade de São Paulo registrou aumento de preços em linha com a média geral, de 7,3%.

O crescimento persistente nos valores das moradias vem ocorrendo porque o mercado imobiliário não foi contaminado pelo cenário adverso da economia brasileira, marcado por inflação alta, taxa básica de juros (Selic) em ascensão e baixo desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). "O mercado imobiliário se descola do restante da economia em vários aspectos, o que explica a resistência dos preços", disse o economista Eduardo Zylberstajn, coordenador do Índice Fipezap.

Belo Horizonte

Entre as 16 cidades que tiveram o preço monitorado, Belo Horizonte foi a única a registrar queda no preço médio do m², com variação de -2,4%. Já Curitiba apresentou o maior índice de alta no mês de julho, +3,7%.