FecharX

Programa de startups capacita alunos do ensino médio em Minas

Startup Júnior desenvolverá projetos nas escolas públicas do estado



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 132836 shutterstock 146082515
Startup Júnior acelera e desenvolve projetos nas escolas públicas do estado.
Redação Sou BH
23/12/16 às 13:32
Atualizado em 01/02/19 às 19:35

O ano de 2017 vai começar com uma oportunidade inovadora para os alunos do ensino médio da rede pública de Minas Gerais. É o Startup Júnior, programa de empreendedorismo lançado nessa quinta-feira pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

O programa visa inserir os jovens no mundo da tecnologia e capacitá-los para o desenvolvimento de projetos que sejam importantes em cada região do estado. As ideias dos estudantes serão aceleradas por meio de bolsas, treinamento, mentorias e um espaço de coworking. Durante seis meses de aulas especializadas, os alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio poderão criar uma startup.

Um dos objetivos do Startup Júnior é mostrar aos estudantes novas perspectivas no mercado de trabalho, além de fortalecer o empreendedorismo mineiro.

O programa é montado em duas etapas. A primeira vai estimular os alunos a participarem dos projetos. Já a segunda fase capacitará os jovens, por meio de cursos e palestras ministradas por professores, além de uma plataforma virtual que ajudará na concepção das ideias.

O edital do projeto, que beneficiará nove mil alunos da rede pública, sairá no dia 15 de janeiro de 2017. Serão investidos R$ 12 milhões em aproximadamente duas mil propostas.