Saiba como pagar contas durante greve dos bancários

<p>A paralisação nacional foi iniciada nesta quinta-feira (19) e não tem prazo para terminar</p>

Créditos da imagem: SXC Photo
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:56

Com a paralisação nacional dos bancários, iniciada nesta quinta-feira (19) e sem prazo para terminar, os consumidores devem utilizar meios alternativos para pagar suas contas dentro do prazo estipulado.

Continua depois da publicidade

Além dos caixas eletrônicos que continuam funcionando, os clientes poderão usar o internet banking e o aplicativo do banco no celular (mobile banking) ou, ainda, o teleatendimento das instituições.

Os correspondentes bancários, como casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados, também estarão abertos para as transações financeiras.

Caixas Eletrônicos

Pagar contas: pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; Pagamento e de cartão de crédito.

Saques e depósitos: Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc.

Outros serviços: bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático.

Correspondentes

São os supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios

Pagar contas: água; luz; telefone --com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).

Sacar dinheiro e benefícios: bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético - limitado à R$ 1000,00 ou três transações diárias.

Depositar: em conta corrente ou em conta poupança. Operação limitada à R$ 1.000 ou em até três transações por dia.

Outros serviços: Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças; fazer Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda); entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.

Internet banking

Consultas: saldo; extrato; lançamentos futuros; extrato de compras com Cartões de Débito; informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações e transações agendadas.

Pagamentos: DDA (Débito Direto Autorizado); agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueio de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional); GFIP - FGTS; GPS - INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular.

Transferências: entre outros bancos; TED e DOC eletrônico.

Outros Serviços: solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.

Banco por telefone

Pagamentos: pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas.

Consultas: consulta de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.