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Sebrae Minas ensina estratégias de fidelização do cliente

Consumidor satisfeito pode se tornar um embaixador da marca



Créditos da imagem: boonchoke/Shutterstock.com
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Redação Sou BH
26/09/18 às 13:41
Atualizado em 11/02/19 às 19:14

Especial publicitário - Este conteúdo é patrocinado

Tão importante quanto o modelo de vendas e o conhecimento de mercado, o atendimento ao cliente é fator determinante para o sucesso ou fracasso de uma empresa. O Sebrae Minas destaca ações para uma estratégia de atuação centrada nesse quesito que é a razão de ser de qualquer negócio.

A fidelização do cliente é um objetivo que deve orientar toda empresa que pretende se manter no mercado de forma competitiva. É bom lembrar que consumidor satisfeito pode se tornar um embaixador da marca. “Uma carteira de clientes fiéis tende a valorizar a companhia, sem contar que conquistar novos custa muito mais caro do que manter os atuais”, justifica a analista do Sebrae Minas Paula Bento.

Veja algumas dicas para o trabalho de fidelização:

    * Procure sempre inovar ou proporcionar um atendimento personalizado ao cliente, resgatando velhos hábitos, como chamá-los pelo nome, entender a sua necessidade e alinhar expectativas entre o que buscam e o que realmente compram.

     * Feche parcerias com fornecedores e/ou outros comerciantes e crie ações conjuntas para agregar valor ao seu produto ou serviço, proporcionando ao cliente uma experiência de consumo inesquecível.

     * Dê tratamento VIP: invista em ações de relacionamento, como a disponibilidade de fotos de produtos exclusivos enviadas por WhatsApp, cartão de aniversário, cupons de desconto, clube de fidelidade, mimos ou brindes.

     * Conheça seu cliente: entenda a maneira como eles querem ser tratados e atendidos.

      * Use sua rede de contatos a favor de seu negócio: estamos na era do relacionamento e da recomendação. Manter proximidade com seu cliente pelas redes sociais é essencial.

       * Personalize as experiências: todo cliente é único e gosta de ser valorizado. Por isso, personalize produtos, entrega, atendimento, pós-venda e experiências.

       * Foque o cliente certo: quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que eles buscam? O que eles esperam dos seus produtos ou serviços? Saber responder a essas perguntas é fundamental para direcionar sua estratégia de negócio.

Para os empreendedores que desejam melhorar o atendimento ao cliente, o Sebrae Minas disponibiliza em seu site cartilhas e manuais gratuitos para download. A instituição também oferece cursos, palestras e consultorias sobre o assunto em seus pontos de atendimento espalhados pelo estado. Informações: 0800 570 0800.

Por Simone Guedes/Agência Sebrae