FecharX

Semáforos de BH ganham alarme sonoro para deficientes visuais

Sistema vai avisar o momento adequado para pedestre fazer a travessia



Créditos da imagem: Flicker PBH
Main 205755 5367239297 0d28c59699 o
Dispositivos sonoros auxiliarão deficientes físicos na travessia de ruas e avenidas.
Redação Sou BH
22/03/17 às 21:19
Atualizado em 01/02/19 às 19:38

Mais uma ação inclusiva deixa nossa BH mais democrática! Alguns semáforos da cidade começaram a receber um dispositivo sonoro que avisa aos deficientes visuais e idosos o momento certo para atravessar a rua. A partir desta quinta-feira, os pedestres já poderão conferir o “bip-bip” no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, na Praça Sete.

O sistema, instalado em uma caixa amarela fixada no poste de semáforo para pedestre, vai disparar um som quando o sinal de trânsito para carros estiver fechado. À medida que o tempo for passando o bip ganhará velocidade, avisando que a travessia está chegando ao fim. A ausência de sons indica que o pedestre não deve atravessar a rua.

A realização do projeto é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, em parceria com o Instituto São Rafael e Movimento Unificado de Deficientes Visuais (MUDEVI).  Atualmente, quatro locais já são equipados com os dispositivos. São eles: Praça Sete, Avenida Augusto de Lima com Avenida do Contorno (Instituto São Rafael), Avenida Paraná com Rua dos Tamoios e Rua dos Tupis com Rua São Paulo.

Outros pontos, como a Praça da Liberdade e o Mercado Central, estão sendo estudados e em breve deverão receber o sistema.