FecharX

Startups mineiras estão entre as mais desejadas do Brasil

Saiba mais sobre esse promissor e concorrido mercado



Créditos da imagem: Divulgação/Hotmart
Main 112941 sede da hotmart bh divulga%c3%a7%c3%a3o hotmart
Redação Sou BH
14/12/18 às 11:29
Atualizado em 11/02/19 às 18:50

Por Izabela Ventura

Três mineiras estão entre as 25 startups mais desejadas do Brasil, no ranking do LinkedIn. Mas, afinal, o que atrai as pessoas para esse tipo de negócio? Na Hotmart, a representante de Minas mais bem colocada (10º lugar), a fórmula do sucesso é a valorização da cultura organizacional.

A startups são caracterizadas por serem concebidas por tecnologias inovadoras, pelo potencial para ser global, e por serem escaláveis (atingem um grande número de pessoas por um custo mais baixo). Também crescem muito e bem rápido, que foi o aconteceu com a Hotmart. Ela entrou no mercado em 2011 e hoje é líder do ramo de plataformas para produtos digitais com viés educacional.

A empresa disponibiliza para venda e-books, videoaulas, softwares e cursos diversos, feitos por outros 1,5 milhão de produtores e consumidos por quatro milhões de compradores em 190 países. Além da sede em BH, no bairro Serra, há escritórios em Madrid, Amsterdã e Bogotá, além de outro na Cidade do México, que será inaugurado ainda neste ano.

O gerente de Marketing Gabriel Temponi foi o 38º funcionário a ser contratado, entre os 350 atuais. Ele credita a atração que a Hotmart gera no mercado de trabalho à força da cultura, construída dia a dia. Um dos maiores investimentos é no ambiente. Tem carga horária flexível, serviços de manicure, cabeleireiro, massagem e uma área externa com mais de mil metros.

“Nossa missão é fazer com que todos vivam de suas paixões e possam ser quem realmente são. Criamos um caminho livre para que os funcionários tenham uma performance excelente e se desenvolvam”, afirma.

O redator Carlúcio Vieira, de 26 anos, é um dos membros engajados da equipe de produto. A liberdade para criar foi o que mais fez os olhos do publicitário brilharem ao ingressar na companhia. “Temos autonomia e somos estimulados a criar coisas inovadoras sem medo de errar. Com base no intraempreendedorismo, trabalhamos pelo time todo, de forma que todos ganhem”, conta.

Segundo a gerente do Sebrae Minas, Márcia Valéria Machado, em uma startup o profissional tem que ter espírito empreendedor, dinamismo e pensar ‘fora da caixa’. São pessoas com perfil criativo, comunicativo e colaborativo, que ajudam a modelar e construir o negócio, com ‘espírito de dono’ também.

“Esses ambientes são como um ‘caos organizado’. Os funcionários trabalham com liberdade para criar elementos que fazem sentido para o mercado, naquele momento”, explica.

Para quem pretende fundar uma startup, Márcia alerta: 8 a cada 10 empresas desse perfil não sobrevivem no mercado. Pra ter sucesso, é importante identificar janelas de oportunidade ainda pouco exploradas, e com perspectivas de futuro. “As áreas de nanotecnologia, saúde humana e animal, educação, segurança, indústria e energia são eixos promissores atualmente”, avalia.

As outras empresas mineiras no ranking LinkedIn Top Startups 2018* são a MaxMilhas (11º), que facilita a compra de passagens e a venda de milhas aéreas, e a Rock Content (20º), de gestão e marketing de conteúdo.

Apoio do Sebrae

Minas Gerais é o segundo estado do país em número de startups, atrás apenas de São Paulo, conforme o site Startupbase.net. De olho na tendência, o Sebrae apoia o desenvolvimento e a disseminação de conhecimento para essas empresas.

Uma das ações é o Identidade Startup Sebrae Minas, que tem um trabalho de articulação institucional, mapeamento do ecossistema, incentivo e capacitação para os empreendedores. O foco são os negócios digitais com projetos focados em tecnologia e inovação.

*Veja o ranking completo:

1º Nubank (Serviços financeiros)

2º Creditas (Serviços financeiros)

3º GuiaBolso (Tecnologia da informação e serviços)

4º Docket (Serviços jurídicos)

5º Stone Pagamentos (Tecnologia da informação e serviços)

6º QuintoAndar (Internet)

7º CargoX (Internet)

8º Loggi (Internet)

9º Sky.One Cloud Solutions (Software)

10º Hotmart (Internet)

11º MaxMilhas (Internet)

12º Zoop (Serviços financeiros)

13º Mandaê (Entrega de encomendas e fretes)

14º Beblue (Serviços financeiros)

15º MindMiners (Pesquisa)

16º Mercado Bitcoin (Tecnologia da informação e serviços)

17º Vindi (Serviços financeiros)

18º ContaAzul (Serviços financeiros)

19º Nibo (Contabilidade)

20º Rock Content (Internet)

21º Geru (Serviços financeiros)

22º Amaro (Internet)

23º Ebanx (Serviços financeiros)

24º Contabilizei (Contabilidade)

25º Modern Logistics (Logística e cadeia de suprimentos)

*Com assessoria de imprensa do Sebrae-MG