FecharX

Teste vocacional funciona?

<p>Orientação profissional faz diferença na hora da escolha por um curso superior</p>



Créditos da imagem:
Main 0705 teste vocacional
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

O primeiro semestre do ano já está em sua reta final. E, nesta época, vários estudantes brasileiros se preparam para prestar vestibular. Mas da inscrição a prova, o caminho é longo. O primeiro passo da jornada rumo à formação superior é a escolha do curso, o que pode se tornar um drama na vida de um adolescente que não se sinta maduro o bastante para fazer essa escolha. Perdidos em meio a tantas habilidades e possibilidades, muitos optam pelos chamados testes vocacionais. Mas será que eles funcionam e são mesmo capazes de nortear os estudantes?

De acordo com Vera Grapiuna, psicóloga que trabalha há mais de vinte anos na área de educação e atualmente atende no Colégio Bernoulli de Belo Horizonte, o ideal mesmo é que o estudante passe por um processo de Orientação Profissional que, diferente dos testes vocacionas comuns, também auxilia o jovem ou adolescente em outros aspectos.

?A Orientação Profissional vai ajudar na escolha, mas também vai propor um processo de autoconhecimento e vai fazer com que o estudante pense nele mesmo ? e se identifique. A outra parte compreende uma pesquisa de profissões, com informações sobre ela. Por fim, ele é apresentado a uma série de profissões em que pode investir?, explica a psicóloga.

UnifenasPara a estudante Lavínia Vasconcelos, 20, o resultado do teste prestado em 2011, quando cursava o 3º ano do Ensino Médio, foi satisfatório. Naquela época, ela se sentia preparada para seguir a carreira em Direito, resultado confirmado pelo teste. No entanto, Lavínia acabou seguindo outros caminhos e, hoje, se sente à vontade em sua sala de aula, cursando Publicidade e Propaganda.

O processo de escolha de um curso superior pode ser tenso para os jovens, mas a família também tem papel importante nessa situação. ?Os pais podem ajudar aconselhando, fazendo pesquisas sobre as profissões de interesse dos filhos, sobre mercado de trabalho e as universidade que oferecem os cursos. Mas cabe a eles auxiliar sem criticar, porque a escolha tem que ser do estudante?, pontua Vera Grapiuna.

Mais informações sobre o processo de Orientação Profissional com o grupo Bernoulli de Belo Horizonte, no telefone (31) 3029-5015 ou 3029-4999.