FecharX

Confira 8 dicas para escolher o melhor financiamento para o seu negócio

Veja alguns questionamentos que podem te auxiliar na tomada de decisão



Créditos da imagem: Banco de Imagens/Shutterstock
Main 134003 shutterstock 750073606
Redação Sou BH
09/07/18 às 13:54
Atualizado em 11/02/19 às 19:35

Se você é empresário, independentemente do ramo em que atua, deve saber que existem à sua disposição inúmeras linhas de crédito. Porém, frente a tanta oferta, podem surgir dúvidas como: Onde e quando buscar uma linha de crédito? Quais são os riscos? E as vantagens? Qual o tipo mais adequado para a minha necessidade? 

Veja a seguir, alguns questionamentos que poderão auxiliá-lo na tomada de decisão: 

1. Existem linhas de financiamento específicas para organizações do terceiro setor (associações) e cooperativas?

Sim, alguns agentes financiam linhas adequadas às necessidades de compra de máquinas e equipamentos, instalações e mesmo capital de giro.

2. Existem opções para pessoas físicas, artesãos, autônomos?

Sim. As mais utilizadas são as linhas das instituições de microcrédito, o Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER) e os Fundos Constitucionais (para os estados beneficiados).


3. Existe financiamento para apoiar a exportação dos produtos e serviços dos pequenos negócios?

Sim. Existem linhas de crédito e bancos especializados em operar financiamentos dessa natureza. São instituições que operam câmbio e estão autorizadas pelo Banco Central a contratar financiamentos à exportação e importação. Basicamente, as operações se subdividem em pré-embarque (financia capital de giro para produção de bens e serviços para exportação) e pós-embarque (financia a importação de bens e serviços).


4. Quanto ao financiamento para veículos, quais os critérios exigidos?

Os agentes financeiros podem financiar veículos utilitários e caminhões, novos ou usados, geralmente com no máximo cinco anos de uso, sendo necessário comprovar a utilização nas atividades do empreendimento financiado.


5
. Por que o banco exige que ele apresente o orçamento total, quando o cliente pleiteia um complemento de construção civil/reforma?

Porque o banco considera o projeto como um todo – o que já foi realizado com recursos próprios e o que vai ser financiado. É necessário que a obra esteja regular perante todos os órgãos de fiscalização, para que posteriormente não venha a sofrer nenhum impedimento para funcionar. Se o que já foi realizado for apresentado como contrapartida de recursos próprios, é necessária a devida comprovação no projeto, por meio de notas fiscais e recibos.


6. O banco pode conceder financiamento para uma empresa instalada em imóvel alugado?

Os bancos dificilmente fazem restrição quanto a isso. Eles apenas fazem restrição em conceder financiamento para uma empresa em imóveis não regularizados.


7. Quero comprar uma empresa já pronta e em funcionamento. O banco financia?

Não. Entretanto, poderá ser financiada se a atividade for de indústria ou de meios de hospedagem e estiver desativada. Podem-se adquirir os bens de propriedade da empresa, como máquinas com até cinco anos de uso e com nota fiscal de origem.


8. O banco dá prazo de carência?

Para capital de giro, a carência geralmente é menor do que para financiamento de investimentos fixos e mistos. Para financiamentos de longo prazo, a carência é, em média, de seis a 12 meses, mas pode ser maior. 

Durante o período de carência a empresa não amortiza o empréstimo, mas paga em parte ou integralmente os encargos do financiamento. Neste período, apesar de não ser cobrada a prestação integral, o financiamento sofre a incidência normal da taxa de juros, o que aumenta o saldo devedor da operação.

Da Agência Sebrae de notícias