Varejo da moda recebe acompanhamento personalizado do Sebrae Minas

Programa oferece ferramentas para aprimorar a gestão e aumentar a competitividade de pequenos negócios do setor

Créditos da imagem: Divulgação/Mia Maison
Redação Sou BH
18/10/18 às 12:20
Atualizado em 11/02/19 às 19:05

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O Sebrae Minas lança, neste mês, o Programa Gestão Competitiva para o Varejo da Moda, com acompanhamento personalizado a pequenos negócios do setor.

A consultoria é aplicada em parceria com entidades representativas do varejo. O objetivo é orientar os empreendedores desde a organização de processos e implantação de ferramentas de gestão, até o acompanhamento de indicadores para mensurar o desempenho dos negócios.

Aline de Souza, dona da Mia Maison, loja de roupas multimarcas localizada em Formiga (Centro-Oeste de Minas), é uma das inscritas. Administradora de formação e bancária por 12 anos, ela se aventurou no empreendedorismo há quatro anos, mas há apenas seis meses pôde se dedicar integralmente à loja.

Desde o início Aline busca capacitações para aprimorar o negócio, e está com a expectativa alta para o Programa Gestão Competitiva. “Quero dar uma pincelada em tudo: desde preços de venda até a parte comercial, como captação e retenção de clientes, marketing etc”, conta. Outro objetivo é fazer o e-commerce da loja deslanchar.

Segundo a empresária, o mercado varejista de moda é dinâmico e desafiador, mas, com bastante trabalho, é possível ter sucesso. “Não basta simplesmente abrir as portas e colocar as peças à venda, deve-se ter muita disciplina e observação. A moda é muito volátil e os processos têm que acompanhar”, orienta.

A proprietária da Renda-se Moda Festa e Aluguel de Roupas, Marilane Gouvêa, concorda. Ela está nesse segmento há três anos e meio, com uma loja estrategicamente localizada entre o bairro Santo Agostinho e o Barro Preto, polo da moda de BH. Ela procura se atualizar sempre em relação às tendências, e buscar novidades para os clientes constantemente. “É preciso ter muito foco, determinação e disponibilidade. Outra dica importante nos negócios é ter uma equipe bacana e se cercar de bons profissionais”, aconselha.

Suporte do Sebrae

As consultorias do Programa Gestão Competitiva para o Varejo da Moda são orientadas a empresários e suas equipes e abrangem temas como: definição de mix de produtos; atração de clientes e conversão de vendas; indicadores de desempenho; rotinas financeiras e gerenciais; posicionamento da empresa.

Cada empresa participante recebe a visita de um consultor do Sebrae, que avalia os processos e aplica um diagnóstico de gestão. A partir desse levantamento, são sugeridas ferramentas adequadas à realidade do negócio. Junto com o empresário, o consultor elabora o plano de ação e acompanha o desempenho dos indicadores, avaliando os resultados alcançados.

São 80 horas de consultoria, distribuídas em dez meses. As próximas turmas estão previstas para este mês, em Belo Horizonte, na região do Barreiro, em Divinópolis, Formiga e Itaúna.

Informações e inscrições: www.sebrae.com.br/minasgeraisou (31) 3379-9169.

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