FecharX

Mineiras conquistam 1º lugar na 'maior edição' da Startup Games

Pelo segundo ano consecutivo, Minas ficou com o destaque de competição internacional de inovações



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
18/09/17 às 21:11
Atualizado em 01/02/19 às 19:07


Mineiras da Biomimetic Solutions foram as grandes vencedoras do Startup Games (Sedectes + SouBH)

Pelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais foi o grande destaque da competição internacional Startup Games, realizada entre sábado e domingo (17) na Praça da Liberdade. O empreendimento vencedor foi o mineiro Biomimetic Solutions, formado por cinco jovens empreendedoras.

Depois de passar por cidades como Londres, Sydney, Singapura, Santiago, Rio e Buenos Aires, o Startup Games desembarcou em Belo Horizonte - e a edição foi um sucesso na avaliação dos organizadores. 

"A maior realizada até o momento", define o embaixador do Reino Unido no Brasil, 
Vijay Rangarajan. “Experimentei o jogo participando como um potencial investidor e fiquei admirado como todos levaram a competição a sério, sinal de que estão muito bem preparados para fazer negócios. Parabéns aos participantes e aos vencedores desta edição", afirma.

Parceria entre o Consulado Britânico e 
a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), a Startup Games em BH reuniu na Praça da Liberdade investidores nacionais e estrangeiros e 73 startups de diversas regiões do Brasil e do mundo.

Minas na cabeça

A competição internacional aterrissou pela primeira vez na capital mineira, oferecendo palestras e mentorias aos participantes para que transformem suas startups em negócios bem sucedidos. Na disputa, as startups receberam 100 ações virtuais e, cada investidor, US$ 1 milhão virtual. 


Investidores participantes do game falam sobre o ecossistema mineiro (Sedectes)

A meta de cada startup era vender o menor número de ações, de forma a aumentar o valor da empresa; já o objetivo dos investidores era comprar ações de baixo valor, mas com futuro promissor. A competição foi monitorada por meio de um aplicativo desenvolvido pela empresa mineira ioasys, que possibilitou que tanto investidores quanto empreendedores acompanhassem a valorização dos projetos. 

Após dois dias de muitos pitchs e negociações, os investidores que mais se destacaram na competição foram: Paola Cicarelli, Nicólas Serrano e Felipe Faria, sucessivamente. No quesito empreendimentos, a grande campeã foi a startup mineira Biomimetic Solutions, seguida da Melhor Plano - startup mineira acelerada pela 4ª rodada do Seed, programa de aceleração do Governo de Minas Gerais - e Meg Care. 


Melhor investidora Paola Cicarelli (Sedectes)

A Biomimetic Solutions é uma spin-off acadêmica do Cefet-MG. Ela atua no segmento de engenharia de tecidos produzindo matrizes tridimensionais para o crescimento de órgãos e tecidos em laboratórios. “O Startup Games foi uma excelente oportunidade para aprimorarmos nossa negociação, expondo o produto para investidores de uma forma tangível. A cada pitch aprimorávamos alguns pontos para deixar claro o que é nossa tecnologia.”, afirma Alana Benz, responsável pelos negócios da empresa. 

Pelo segundo ano consecutivo, os mineiros dominaram o evento. Em 2016, a maior delegação era mineira, assim como as quatro primeiras colocadas da disputa: BeerOrCoffee, Virturian, Lett e Pris, respectivamente. As quatro empresas estavam participando da terceira rodada do Seed. 

Com Sedectes