FecharX

Videogame criado em Minas será lançado

<p>Simulação de uma excursão pela cidade foi desenvolvida pela UFMG</p>



Créditos da imagem:
Main ufmg video game boalopolis
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:39
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Neste sábado (12), será lançada a versão de testes de um videogame desenvolvido por alunos e pesquisadores do Laboratório de Experimentação Digital do Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG. Batizado de ?Boalópolis ? conhecendo a cidade?, o jogo simula uma excursão em um ônibus com crianças que passa por pontos de referência de uma cidade.

A primeira apresentação pública do game será realizada com os alunos da Espaço Escola - Coopen (Rua Washington, 542 - Sion) que participaram do processo de desenvolvimento do jogo. A aventura em Boalópolis será comandada por crianças em idade escolar e pré-escolar e, segundo os criadores, ?escapa do lugar-comum dos pontos considerados turísticos, incluindo passeios por praças, teatros, biblioteca, campos de futebol, entre outros?.

Na tela do jogo as crianças vão enxergar a cidade através da janela do ônibus e terão que lidar com situações como paradas para abastecimento, trânsito tumultuado, obras na pista, passageiros com fome que obrigam o veículo a parar ou ainda redefinir percursos.

O nome Boalópolis homenageia Augusto Boal, dramaturgo, brasileiro, criador do Teatro do Oprimido, forma teatral que propunha apresentações em espaços públicos abertos, reencenadas várias vezes em sequência com a participação da plateia. O processo de criação da Boalópolis partiu da experimentação com as crianças em processo de aprendizado.

Mais informações podem ser encontradas no hotsite do jogo. Os organizadores sugerem que seja desativado o bloqueador de pop-ups do navegador.

Fonte: UFMG