Educação

Oficinas de fotografia e arte em BH têm inscrições gratuitas; confira

Atividades acontecem entre 9 e 30 de abril, com encontros no CRJ e tour guiado na Comunidade Dandara


Créditos da imagem: Alice Guimarães
Mulher fotografando moldura colorida Com foco no protagonismo feminino e na moda circular, projeto oferece vivências gratuitas com tour na Comunidade Dandara

Ana Clara Parreiras

|
04/04/25 às 19:58 - Atualizado em 07/04/25 às 16:43
compartilhe

Entre os dias 9 e 30 de abril, vai acontecer a 2ª edição do Projeto Olhares de Dandara – Dandara, mulheres de luta e fotografia, que convida o público para oficinas gratuitas de fotografia e práticas artísticas no Centro de Referência das Juventudes (CRJ). Além dos encontros formativos, o projeto também propõe um tour guiado pela Comunidade Dandara, marcado para o dia 12 de abril.

Com atividades pensadas para jovens, adultos e idosos, o projeto promove encontros onde a arte visual é usada como instrumento para ampliar o olhar sobre o cotidiano e a história de mulheres que marcaram o Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online, gratuitamente.

Oficina de fotografia, colagem e histórias de luta

A programação inclui introdução à fotografia, dinâmicas de expressão pessoal, colagem manual e vivências coletivas. Ao longo dos encontros, os participantes vão construir juntos uma narrativa visual, que resultará em uma exposição física e digital com os trabalhos produzidos durante as oficinas.

Um passeio fotográfico pela Comunidade Dandara

No dia 12 de abril, os participantes farão um tour guiado pela Comunidade Dandara, espaço que deu origem ao projeto em 2019. A ideia é registrar o território com novos olhares, partindo da escuta, do respeito e da troca com moradores e artistas locais.

Leia também

Segundo a coordenadora do projeto, a arte-educadora Alice Andrade Guimarães, “o Olhares de Dandara nasce da necessidade de fortalecer o protagonismo das mulheres na arte e na história. Essa edição leva esse olhar para o centro da cidade, criando novas conexões”.