As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 1º semestre de 2025 começam nesta sexta-feira (24). Os interessados devem se inscrever até 23h59 de 28 de janeiro pelo portal Acesso Único, utilizando o login gov.br com CPF e senha.
Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o Prouni concede bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. Há duas modalidades disponíveis: bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e bolsas parciais, que subsidiam 50% do valor.
Podem participar do processo seletivo os estudantes que tenham prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2023 ou 2024, desde que tenham alcançado média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação.
Como me inscrever?
- O candidato deve indicar até duas opções de curso (em ordem de preferência);
- Depois, é necessário marcar a modalidade de ampla concorrência ou de cota;
- Por fim, é preciso monitorar a nota parcial dos cursos, a cada dia;
- Se for o caso, é permitido mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada antes do fim do período de inscrição);
- Se o candidato estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao final do prazo de inscrição, ele será pré-selecionado.
Quais são os critérios de desempate?
No caso de notas idênticas na média aritmética do Enem, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem:
- Maior nota na prova de redação.
- Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias.
- Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias.
- Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias.
- Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.
Leia também:
E os requisitos?
Pode se inscrever o candidato que realizou o Enem 2023 ou 2024 e obteve média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. Além disso, é preciso atender a pelo menos um dos pontos abaixo:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Como calcular renda para o Prouni?
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277 por pessoa). Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.554 por pessoa).
Para saber se o aluno se encaixa nos critérios de renda, deve somar os salários de todos os que moram com ele e, depois, dividir pelo número de componentes do grupo. Se estiver abaixo de 1,5 salário mínimo per capital, o candidato poderá concorrer à bolsa de estudos integral.
Datas importantes: anota aí!
- Inscrições: 24 a 28 de janeiro
- Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro
- Resultado da segunda chamada: 28 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 março
- Resultado da lista de espera: 1º de abril