Entrevista Especial

Orgulho e Diversidade

No mês destinado a visibilidade LGBTQIA+, o Sou BH bateu um papo com Giovanna Heliodoro, a @transpreta


Créditos da imagem: Kalen Martin-Gross/ shutterstock

Redação

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28/06/20 às 12:00
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No mês destinado ao orgulho e a diversidade LGBTQIA+, o Sou BH tem o prazer de entrevistar Giovanna Heliodoro, travesti, trans e preta. Confira! 

1 – Como e
quando você começou a se entender transexual?

Bom, eu
acredito que enquanto uma travesti preta, uma transexual, o meu processo de me
assumir como uma pessoa
LGBTQIA+ se deu em três etapas: a inicial
foi quando descobri, por meio da arte, que era possível que existissem outras
sexualidades para além da hétero. Em seguida, me descobri e me assumi enquanto
bissexual, me relacionando com mulheres e com homens. Em outro momento, percebi
que assumir só a minha sexualidade não era o suficiente. Haviam outros
processos na minha vida que precisavam ser resolvidos para que eu conseguisse
atingir autoconhecimento sobre o meu corpo e sobre quem eu era. Nessa mesma
etapa, me assumi enquanto mulher trans, enquanto uma travesti, e esse processo
foi mais complicado, porque assumir a sexualidade é um processo que ainda é
mais naturalizado pela sociedade, mas assumir a identidade de gênero é algo
mais complexo, sobretudo quando você é uma pessoa transexual e travesti não
hétero. Por fim, na terceira etapa, passei a me relacionar com outras pessoas
que integram a sigla “T”, pessoas transgêneros reconhecidas como não binárias e
descobri outro termo que me contemplava mais que a bissexualidade. Então, eu
entendi que ser uma travesti, uma transexual e pansexual era o que me
contemplava. 

2 – Como
você deu início ao processo de transição? Como família e amigos lidaram com a
situação?

Então, eu
acho que meu processo de transição se deu de uma forma contínua. As pessoas
sempre acham que existe um momento em que você era uma pessoa cisgênero e, de
repente, você virou trans, uma mulher ou um homem. Mas não é assim! Desde a
minha infância, eu já reconhecia alguns traços que fizessem com que eu não me
reconhecesse como uma pessoa cisgênero ou heterossexual. Só que ao longo do
tempo, fui assumindo esses processos e me conhecendo. E com a minha família,
tenho uma relação muito boa. Me assumir como bissexual foi mais tranquilo, já
no processo de me assumir como travesti, transexual, foi um processo de
constante troca de conhecimento. Eu sempre buscando reeducar a minha família
sobre como lidar comigo e sobre como lidar com pessoas trans, travestis,
transexuais.


3 – Como
mulher preta, em uma sociedade racista, provavelmente você já deve ter passado
por processos de preconceito antes da transição. Mas, depois da transição, você
sabia que as chances de o preconceito iriam aumentar muito? Em nenhum momento
pensou em desistir? Como você lidou e lida com isso?

Enquanto
uma mulher preta e uma travesti preta, eu sempre entendi que existe uma
hierarquia de opressões, de fobias sociais. Não basta você ser preta, você
ainda é travesti, você ainda é uma mulher trans e isso potencializa as
agressões. Mas, em momento nenhum eu pensei em desistir disso. Esses desafios
acabaram se tornando um impulso maior para eu ter orgulho do meu corpo, das
minhas narrativas e das minhas vivências. Costumo dizer que a minha zona de
conforto é a minha zona de confronto. Acho importante criar uma relação com
esses confrontos diários, essas opressões que me são direcionadas, para poder
impulsionar um amanhã melhor para as minhas e para os meus.

4 – Quais
os principais problemas você vê na atual sociedade brasileira que afetam os
transexuais? Por quais deles você já passou?

Talvez, o
maior problema que pessoas transexuais e travestis enfrentam na sociedade é a
ausência de naturalização e de humanização. A sociedade não conseguiu nos
reconhecer enquanto humanos, enquanto sujeitos naturais. As pessoas cisgênero
não conseguiram entender que nós, pessoas trans, devemos, sim, ter acesso à
escola, à educação básica, devemos ocupar mais as universidades. Nosso maior
problema é toda essa falta de naturalização, das pessoas não nos reconhecerem
enquanto humanos e tornar, de alguma forma, a transfobia cultural.

5 – Você
acha que a comunidade LGBTQIA+ é unida? Existe preconceito entre iguais?

Eu acho que
como qualquer comunidade, a
LGBTQIA+ não é uma unidade, ela não é
homogênea. Acredito muito que dentro da diversidade existam especificidades.
Somos pessoas diversas, ainda enquanto
LGBTQIA+. Mas, especificamente nós, da letra “T”, somos
inviabilizadas. As pessoas se lembram da comunidade
LGBTQIA+ apenas com base no gay. Tanto é
que as pessoas falam, até hoje, Parada Gay. E dentro da comunidade existe
machismo, transfobia, racismo e diversos tipos de preconceito. Eu,
particularmente, luto muito para que a comunidade consiga se entender com base
na interseccionalidade, nas diferenças que existem entre nós, para além das
letras que compõe a sigla.

6 – Qual a
importância de se ter no calendário um mês dedicado ao orgulho LGBTQIA+?

Este mês se
faz necessário quando a gente vê que essas pessoas são marginalizadas
socialmente, que não se veem na mídia, que não se veem ocupando cargos
políticos, que não se vêem representados na sociedade, que não se se vêem em
momento nenhum. Essas pessoas precisam, de alguma forma, ser lembradas, não só
em  junho, mas o ano todo. Seria um sonho,
para mim, poder fazer com que as pessoas entendessem que, para além do mês de
junho, existem pessoas travestis, transexuais, lésbicas, gays, bissexuais,
pansexuais falando a todo o momento. Mas, ainda assim, o mês de junho é muito
simbólico e significativo para a gente começar a pensar na nossa tomada de
poder e do quanto às pessoas
LGBTQIA+ também tem direito a ter uma
data.

7 – Qual a
mensagem você gostaria de deixar aos leitores?


Gostaria
que todos soubessem que é possível pensar nas pessoas
LGBTQIA+ para além do mês de junho, é importante pensar sobre
quais são as pessoas travestis e transexuais que integram a sua vida. Eu gosto
muito de perguntar isso, para que as pessoas possam começar a refletir o quanto
os trans não fazem parte do vínculo social. Aí, eu jogo uma pergunta: quantas travestis
e transexuais você tem como amigas? Quantas pessoas trans já entraram na sua
casa? Quantas pessoas trans você já abraçou? Nós não fazemos parte da sociedade
e é comum que as pessoas não consigam pensar em nenhuma pessoa trans com quem
ela tenha se relacionado em algum momento da vida, porque nós somos tão
desvalorizadas, ao ponto de nós não integrarmos as relações sociais e os
espaços de sociabilidade. A mensagem que eu quero deixar é uma reflexão a
partir deste mês de junho, para que as pessoas comecem a repensar sobre como
inserir essas comunidades marginalizadas no dia a dia.


* Giovanna indica o documentário Revelação, disponível na Netflix, para os que desejam entender melhor sobre diversidade!