Esporte

Mineira faz história e vence a volta internacional da Pampulha após mais de uma década sem títulos brasileiros

Mineira Amanda de Oliveira faz história e vence a 26ª Volta Internacional da Pampulha após mais de dez anos sem títulos brasileiros na prova


Créditos da imagem: Reprodução / TV Globo
Amanda Aparecida de Oliveira celebra a vitória histórica na Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte Amanda Aparecida de Oliveira celebra a vitória histórica na Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte

Maria Clara Landim

|
08/12/25 às 12:05
compartilhe

A 26ª Volta Internacional da Pampulha marcou um capítulo inédito nesse último domingo (7). Pela primeira vez, uma atleta mineira venceu a categoria feminina da prova de 18 km. Amanda Aparecida de Oliveira, de Mercês, na Zona da Mata, cruzou a linha de chegada em 1h07m05s e encerrou um jejum de mais de dez anos sem vitórias brasileiras na competição.

Leia também:

A performance de Amanda também quebrou uma tradição: desde a criação da corrida, nenhuma atleta de Minas havia conquistado o topo do pódio. O feito ganha ainda mais destaque por ter ocorrido diante do domínio histórico de corredoras africanas, especialmente de quenianas e etíopes.

Superação no percurso

Amanda disputou a Pampulha pela quinta vez. Depois de dois vice-campeonatos, além de um terceiro e um quinto lugares, ela finalmente alcançou o ouro. Desde os primeiros quilômetros, a mineira se manteve no pelotão principal. Na parte final, após ocupar a quarta colocação, acelerou, ultrapassou três africanas e assumiu a liderança.

Segundo Amanda, a preparação foi intensa. “Treinei muita subida, e essa subida me ajudou a ser campeã. No fim, achei que não daria, mas acreditei até o último metro”, disse ao veículo de comunicação O Tempo. Ela recebeu R$ 4 mil da organização e produtos de patrocinadores.

Disputa apertada

O pódio feminino teve duas quenianas logo atrás da brasileira. Naum Jepchirchir terminou em segundo lugar, apenas um segundo depois de Amanda. Em seguida veio Viola Jelagat, com 1h07m15s. A disputa foi uma das mais equilibradas dos últimos anos e manteve o ritmo forte até o fim.

Top 5 – Feminino:

  • Amanda Aparecida de Oliveira – Brasil – 1h07m05s
  • Naum Jepchirchir – Quênia – 1h07m06s
  • Viola Jelagat Kosgei – Quênia – 1h07m15s
  • Alemtsehay Abdaru – Etiópia – 1h07m21s
  • Anastacia Rocha Pereira – Brasil – 1h08m11s

Domínio queniano entre os homens

Na elite masculina, o queniano Wilson Mutua Maina garantiu o primeiro lugar com 55min23s. Ele foi seguido pelos brasileiros Giovani dos Santos (56min44s) e Gilmar Silvestre Lopes (58min14s). Daniel Santana de Souza e o etíope Gosa Bagale Seyoum completaram o top 5.

Top 5 – Masculino:

  • Wilson Mutua Maina – Quênia – 55min23s
  • Giovani dos Santos – Brasil – 56min44s
  • Gilmar Silvestre Lopes – Brasil – 58min14s
  • Daniel Santana de Souza – Brasil – 58min39s
  • Gosa Bagale Seyoum – Etiópia – 58min42s

Tradição mineira no calendário esportivo

Com percurso de 18 km ao redor da Lagoa da Pampulha, a corrida é uma das principais provas de rua do Brasil. Todos os anos, reúne atletas de elite nacionais e internacionais e movimenta Belo Horizonte na reta final da temporada esportiva.