Esporte

Mineirão inicia plantio da grama de inverno; procedimento termina em 3 de julho

Revitalização do gramado é realizado anualmente para evitar desgaste durante frio de BH


Créditos da imagem: Mineirão/Agência i7
Foto de cima do estádio Mineirão Gramado do Mineirão será revitalizado até 3 de julho, prazo limite pré-estabelecido

Duda Sperandio

|
20/06/25 às 12:54
compartilhe

O gramado do Gigante da Pampulha está passando por uma manutenção preventiva para garantir a qualidade do campo durante o segundo semestre de 2025. Para isso, nesta sexta-feira (20), o estádio iniciou o plantio da grama de inverno, processo que será concluído até o dia 3 de julho.

Como funciona o plantio?

O procedimento é realizado todos os anos e pretende preparar o gramado para enfrentar o período de baixas temperaturas. Isso porque a espécie predominante no estádio, a ‘bermuda celebration‘, entra em dormência durante o inverno, tornando-se menos resistente e com dificuldade de recuperação. Para suprir essa limitação, é aplicada a técnica conhecida como overseeding, que combina dois tipos de grama.

Leia também:

A primeira etapa consiste em realizar um corte vertical mais profundo da grama atual, o que permite a semeadura da ryegrass, espécie mais adequada para o clima frio. Nos dias seguintes, então, o gramado passará por topdressing, aplicação de areia que contribui para o nivelamento do terreno, além de adubação e irrigação para garantir o enraizamento saudável da nova grama.

Eventos previstos

O Cruzeiro, principal time mandante do estádio, não tem partidas previstas no local durante o período de revitalização. No entanto, o campo precisa estar em boas condições já em 5 de julho, quando o Gigante da Pampulha recebe a turnê de despedida da Tardezinha, projeto musical do cantor Thiaguinho.