FecharX

Muita história nesses botecos! Conheça os oito bares que já passaram da meia-idade em BH

Pequeno, grande, setentão ou noventão, a capital conta com vários tipos de botecos para você conhecer



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
16/12/17 às 22:42

Divulgação/Bar do Orlando + Cantina do Lucas + Tip Top

Belo Horizonte é a capital dos bares, não é mesmo? São 120 anos de história e boteco que não acaba mais! E alguns deles são tão antigos e referência entre os belo-horizontinos que já viraram “Patrimônio Cultural dos Butecos de BH”. Por isso, vale a pena conhecer cada um deles e saber mais sobre nossa capital.

Pequeno, grande, setentão ou noventão, não importa o formato, até porque os belo-horizontinos amam um botequinho de qualquer jeito. Então, bora conhecer os mais antigos bares e restaurantes que ainda estão funcionando em BH? O SouBH e a Claro listaram alguns deles para você fazer seu tour pelas ruas e esquinas da cidade. Confira!

1 – Bar do Orlando
Rua Alvinópolis, 460 – Santa Tereza
(31) 3481-2752

Inaugurado em 1919, originalmente como uma loja de artigos de pesca, o bar virou um quase centenário este ano. As prateleiras ainda remetem às mercearias antigas, com garrafas de cachaça, sabonete e até água sanitária. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de BH, o local é ideal para quem está atrás da tradicional comida mineira e um ótimo ambiente para ouvir uma música boa e beber uma cerveja.

2 – Café Bahia
Rua dos Tupis, 369 – Centro
(31) 3224-5574

Falando em tradição, não podemos esquecer do Café Bahia. Inaugurado em 1937, o local inicialmente ficava na rua da Bahia – por isso o nome – e só mais tarde foi parar na Tupis, onde funciona até hoje. No cardápio, os sucessos absolutos entre a galera são o bolinho de bacalhau, os bolinhos de carne e queijo, e as bruschettas ao molho de queijo e ao sugo.


Divulgação/Café Bahia

3 - Mercearia Lili
Rua São João Evangelista, 676 – Santo Antônio
(31) 3293-3469

O local é uma verdadeira mercearia, que ainda guarda algumas recordações da abertura em 1949. Além das prateleiras com produtos de limpeza e alimentos à venda, o bar ficou famoso pelos petiscos. O bife à milanesa, o carneiro e aquelas comidinhas bem mineiras que todos amamos.

4 – Café Palhares
Rua dos Tupinambás, 638 – Centro
(31) 3201-1841

Reduto de boêmios, o bar foi inaugurado em 1938. Ponto de encontro de torcedores, jornalistas, músicos e até políticos, o Café Palhares é conhecido por seus pratos famosos. O Kaol é o maior sucesso da casa. Nomeado pelo primeiro proprietário, Seu Neném, e pelo radialista Rômulo Paes, o prato é composto por arroz, ovo e linguiça, além da tradicional cachacinha. Por isso o nome, “k” para a cachaça, “a” para o arroz, “o” para o ovo e “l” para a linguiça.


Divulgação/Café Palhares

5 – Tip Top
Rua Rio de Janeiro, 1770 – Lourdes
(31) 3275-1880

Fundado em 1929, o Tip Top é conhecido pelo cardápio que remete à culinária alemã, que conta com o famoso peixe na salmoura, o pão preto e o aperitivo da casa, feito com bagaceira e licor de cacau. O nome foi inspirado numa gíria muito usada na Europa nos anos 20 e 30, que significava “tudo bem”, “tudo certo”.

6 – Cantina do Lucas
Av. Augusto de Lima, 233 - Loja 18/19 – Centro
(31) 3226-7153

A Cantina do Lucas está há mais de 50 anos servindo como ponto de encontro em BH. Um dos Patrimônios Culturais da cidade, a casa já conquistou os belo-horizontinos com seus pratos e petiscos, além da cervejinha gelada desde 1962.


Divulgação/Cantina do Lucas

7 – Bolão Santa Tereza
Rua Adamina, 104 – Santa Tereza
(31) 3463-0719

A unidade principal do Bolão de Santa Tereza foi aberta em 1961. Um dos mais conhecidos bares e aquele famosinho fim de noite pós-balada, o local é famoso pelos pratos tradicionais, como o "Macarrão do Bolão" e o "Rochedão". Além de ser frequentado por alguns artistas e jornalistas da capital.

8 – Café Nice
Av. Afonso Pena, 727 – Centro
(31) 3222-6924

Uma das cafeterias mais tradicionais de BH, o local foi fundado em 1939. Bem no coração de BH, o Café Nice conta com clientes assíduos, com aqueles que só dão uma passada e aqueles que amam um cafezinho todo dia! Cheio de história, o local está cheio de fotos antigas nas paredes para relembrar os velhos tempos.