Gastronomia

Cachaça e cerveja terão lugar de destaque no Mercado de Origem Olhos d’Água

Marcas produtoras terão instalações dedicadas às bebidas e abertas ao público na Região Oeste


Créditos da imagem: Divulgação
Cervejaria 3 Orelhas e Cava Zé Ribeiro garantem espaços de aprendizado e degustação em novo Mercado

Redação Sou BH

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16/05/23 às 14:52
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O Mercado de Origem Olhos d’Água, com inauguração prevista para o segundo semestre na Região Oeste de BH, vai levar o público para mais perto do processo de fabricação das bebidas alcoólicas que têm a cara do Brasil: cerveja e cachaça. A cervejaria 3 Orelhas constrói uma unidade dentro das instalações do mercado, onde clientes poderão conferir de perto a produção além de aprender mais sobre a bebida. Sediada em Gonçalves, no Sul de Minas, a empresa aposta no futuro Mercado como plataforma para alcançar mais consumidores na capital e, a partir dela, chegar a outras regiões do estado. 

A ideia é que o espaço da cervejaria em BH seja não apenas uma linha de produção, mas ambiente de desenvolvimento para novos rótulos com bastante assinatura, identificados com a cidade. “A gente trabalha com uma grande variedade rótulos, cervejas autorais, produzidas por nós em Gonçalves. Agora, vamos levar uma fábrica para Belo Horizonte, no Mercado de Origem do bairro Olhos d’Água. Uma fábrica um pouco menor, de lotes experimentais. Então, além das cervejas que já são produzidas, a gente vai criar cervejas em BH, dentro do Mercado. Bebidas sazonais e experimentais”, detalha Bruno Faria, mestre cervejeiro e sócio-fundador da 3 Orelhas. 

O novo Mercado de Origem pretende ser mais um espaço totamente dedicado aos produtos mineiros e à gastronomia local, como já acontece na unidade em Santa Tereza. Investindo na diversidade entre os expositores, a administração pretende ampliar a combinação de inovações com o que há de mais tradicional na cultura do estado. “O público do Mercado vai se surpreender com experiencias inéditas, sabores únicos. Mas, que dialogam com a histórias de Minas Gerais. É a união do novo com o tradicional”, avalia Elias Tergilene, presidente do Grupo Uai/Fundação Doimo, responsável pela gestão e manutenção da rede Mercados de Origem.

A cervejaria que ocupará as instalações no Olhos d’Água traz ainda um restaurante próprio, onde as receitas serão pensadas para harmonizar com as bebidas artesanais – sem abrir mão dos sabores que têm a cara do Sul de Minas, é claro. “Além de promover nossa região dentro do Mercado, a ideia é representar a Mantiqueira com todo o frescor que ela tem. Vamos ter também nossa cozinha, a parte de restaurante, com os insumos e comidas daqui”, acrescenta Bruno.

Outra queridinha dos bares de todo o país, a cachaça também contará com lugar de destaque no novo Mercado de Origem. Em ambiente amplo, a cachaçaria Cava Zé Ribeiro instala no Olhos d’Água um espaço para cursos de produção e formação de sommelier, além da sempre necessária área de degustação. “Queremos passar a treinar os apreciadores e interessados em bebidas. Penso que o Mercado é um lugar propício para degustar e viver experiências gastronômicas”, observa Arnaldo Ribeiro, mestre alambiqueiro e sócio-fundador da marca.

A empresa trabalha diretamente com produtores de destilados, na formação e atualização destes profissionais. O novo espaço segue a mesma proposta, com cursos e treinamentos já em preparação, mas também vai trazer o consumidor final para dentro do processo de maturação da bebida. “Vamos oferecer muita cachaça boa, experiências culturais, sabores e harmonização de bebida. Além disso, nossa estrutura com 45 tonéis, com capacidade para 200 litros, vai permitir o envelhecimento e engarrafamento de cachaças para terceiros”, afirma Arnaldo.

O Mercado de Origem Olhos d’Água está cada vez mais próximo da inauguração e já tem 80% das lojas ocupadas. Confira no site oficial do projeto quais marcas já aderiram à nova unidade, além de conhecer em detalhes a proposta do modelo.