Premiação da 21ª edição do concurso aconteceu nesta segunda-feira, em cerimônia realizada no auditório do Theatro Brasil Vallourec
Bochechas de porco cozidas ao molho de vinho tinto, acompanhadas de vatapá de banana da terra e beterraba. Com esse prato, o icônico Café Palhares foi o vencedor da 21ª edição do Comida di Buteco de Belo Horizonte, em cerimônia realizada no auditório do Theatro Brasil Vallourec, nesta segunda-feira (13). Agora, o Café Palhares irá concorrer ao prêmio nacional realizado com bares participantes de Norte a Sul do país.
O segundo lugar do concurso ficou com o Já Tô Inno, do Barreiro, com o prato “Di cara”, que é uma maçã de peito cozida com alho poró, acompanhada por bacon e queijo e regada com creme de cará e cenoura. Na terceira posição, aparece o Cantim Noir, com a “Costelinha do Cantin”. O petisco leva costelinha de porco desossada e frita, servida na farinha de mandioca, acompanhada de molho barbecue, e mini pizzas de inhame com farinha de arroz e cobertura de mozarela, provolone e alho poró.
Outro representante do Barreiro, o Léo da Quadra, ficou com a quarta colocação, com o “Bololô”, que um garrão cozido acompanhado com creme de mandioca e bacon. Fechando o pódio, na quinta posição, está Us Motoca, com o “Ragu tuberoso”, prato preparado com ragu de linguiça com crocante de mandioca, bacon e tapioca acompanhado de geleia de wassabi.
Este ano, o Comida di Buteco reuniu 47 botecos belo-horizontinos e teve raízes como tema. A escolha dos vencedores se deu pelo público e por jurados convidados, entre os dias 30 de julho e 29 de agosto. Eles avaliaram o petisco participante, atendimento, limpeza e temperatura da bebida. Foi a primeira vez que o Comida di Buteco aconteceu em formato híbrido, com os consumidores podendo provar os petiscos participantes do concurso por meio do delivery, buscando nos estabelecimentos, no formato “para levar”, ou experimentando no próprio local. O preço fixo dos pratos foi de R$ 27.