Gastronomia

Caminhos de Fogo: festival de churrasco reúne chefs renomados em Tiradentes

Destaques da gastronomia nacional apresentam criações próprias a partir da brasa


Créditos da imagem: Ralfen Filmes/Divulgação
Carol Armênio é um dos destaques em lista de convidados que ainda inclui chefs como Jimmy Ogro, Felipe Rameh e Helvécio Maciel

Redação Sou BH

|
24/04/24 às 16:54
compartilhe

Entre as hospedagens mais disputadas de Tiradentes, o Santíssimo Resort foi escolhido como cenário para a terceira edição do Caminhos de Fogo, que acontece em 4 de maio (sábado), das 13h às 21h. Com vista para a Serra de São José, que é uma das paisagens mais admiradas na cidade histórica, o festival de churrasco vai reunir profissionais renomados para apresentar diferentes técnicas, métodos e tradições relacionados às carnes nobres, às brasas e ao fogo.

“Além de fomentar o turismo por meio da gastronomia, o festival busca trazer essa riqueza da tradição do churrasco, que está pulverizada no Brasil, para Tiradentes, uma cidade que recebe tão bem as pessoas. O evento parte desse lugar lúdico da descoberta, inovação, experimentação. São caminhos que se abrem a partir do pilar principal que é a transformação através do fogo”, observa Guilherme Macedo, organizador do evento. 

Chefs renomados e cortes de alta qualidade

Neste ano, a lista de chefs convidados para explorar a potencialidade de sabores das carnes inclui Jimmy Ogro, Helvécio Maciel, Paula Labaki, Felipe Rameh, Marcelo Bolinha e Mário Portella. O festival preza por um serviço a nível da alta gastronomia, o que implica em um público reduzido e poucos convites à venda. 

Cada preparo será composto por proteína mais os acompanhamentos escolhidos por cada chef, contando com cortes bovinos, suínos, ovinos e peixes exóticos. A sobremesa fica por conta de uma das assinaturas gastronômicas de Tiradentes, a goiabada cremosa do restaurante Tragaluz.

Muito além da boa comida

Além do churrasco de primeira, servido de diferentes maneiras nas 28 estações gastronômicas do festival, o Caminhos de Fogo aposta em uma programação de shows que inclui repertório de folk, blues e country rock. O espaço também será equipado com uma área dedicada a entreter a criançada. 

O conforto do público é uma prioridade para a organização do evento. “A intenção é ampliar o repertório gastronômico das pessoas, com um serviço excelente, pratos de alto nível e cerveja boa e gelada, uma boa experimentação. Acho que nosso público é o bon vivant, que sabe aproveitar bem os prazeres da vida”, complementa Macedo.

Ingressos

As entradas estão à venda pela internet e custam R$ 490 (último lote). O open bar do evento inclui cerveja, refrigerante e água. Crianças de até 10 anos, acompanhadas pelos pais, não pagam ingresso.

Chefs convidados

O festival conta com representantes de vários estados, levando a diversidade da cozinha brasileira de frente ao fogo. Diretamente de Juiz de Fora para Tiradentes, Marina Lopes apresenta um pouco da técnica que a fez se destacar com os prestigiados restaurantes Milos e o Lalalá Mini Bar, inspirados em suas viagens pelo mundo. 

Celebridade da gastronomia, o carioca Jimmy Ogro trabalha com sua proteína preferida em uma aula-show, em que desossa um suíno e assa todas as partes. Jimmy, além de chef proprietário do restaurante BistrOgro e da hamburgueria Ogro Steaks, é repórter do ‘Mais Você’ da TV Globo e figurinha carimbada em diversos programas gastronômicos da televisão.

O chef mato-grossense Helvécio Maciel, especialista em pescados, carnes vermelhas e exóticas de caça, ficou consagrado como uma das principais atrações do festival, com seu varal de peixes, e estará mais uma vez nesta edição. Especializado em American Barbecue, Bitelo, do Rio de Janeiro, apresenta um brisket defumado, com inspiração mexicana. O prato ainda vem com delicioso creme de milho com queijo mussarela, salsa de coentro e picles de pimenta jalapenho e limão. 

Português que há mais de 18 anos assumiu Minas Gerais como casa, Cristóvão Laruça leva ao Festival as técnicas que utiliza no seu renomado restaurante de brasa, Turi, em BH. O chef, que ainda comanda o Caravela, serve peças de short rib levemente defumadas. O acompanhamento não é menos marcante: um caramelo de cogumelos com folhas de mostarda braseadas. 

Reconhecido entre a cultura do churrasco e exemplo máximo da representatividade do assado gaúcho, Marcelo Bolinha introduz sua arte de fogo de chão com o cupim campeiro espetado. Marcos Livi, outro gaúcho, prepara costelas bovinas de tirar o fôlego. O chef está à frente de casas icônicas, como o Parador Hampel, em São Chico (RS). 

A gastronomia de Tiradentes também estará representada. Rodolfo Mayer, do Angatu e Angatu e Angabar, retorna ao festival para desta vez apresentar um arroz de pato preparado todo no fogo. O mineiro Rafael Pires, à frente do MIA Gastronomia, prepara uma Porchetta no varal, servida com feijão branco montado na manteiga.

Quem também é anfitrião e recebe o festival em Tiradentes é Felipe Rameh. O chef trabalhou em restaurantes estrelados, como o D.O.M. de Alex Atala (SP) e no Le Chalet de La Forêt (Bélgica), e atualmente apresenta a série ‘Coisas Daqui’, da Globo Minas. Para esta edição, ele apresenta o Picolé Mineiro de rack suíno.