FecharX

Cerveja de abóbora no Halloween da Villa Adriana

Pumpkin Experience harmoniza a bebida com pratos tradicionais da culinária americana



Créditos da imagem: Divulgação
Main 190340 cerveja
Cervejas com sabor de abóbora, noz-moscada e cravo
Redação Sou BH
20/01/15 às 21:06
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Débora Gomes jornalista Sou BH

Doces ou travessuras? Na Villa Adriana (Rua Pium-í, 807 - Sion), a aposta para o Halloween é algo mais novo ao paladar brasileiro: a cerveja de abóbora. Na terça-feira (28), o bar recebe o Pumpkin Experience, um jantar que harmoniza a bebida com pratos tradicionais dos Estados Unidos, convidando os clientes a se aventurarem por um mundo de novos sabores. Mas que gosto tem essa cerveja?

Segundo a sommelier Suellen Tobler, as pumpkins, como são chamadas, são bem refrescantes, “e com aromas deliciosos de abóbora, noz-moscada, cravo, entre outras especiarias”, conta. A tradição das pumpkins é inspirada em uma lenda americana, que deu origem ao “Doces ou travessuras”. Diz a história que, no dia 28 de outubro, eram preparados soul cakes, espécies de bolos que eram levados de casa em casa, para libertar almas do purgatório.

“A cerveja de abóbora vem do período colonial dos Estados Unidos, época em que havia dificuldade na chegada do malte e os colonos descobriram o açúcar fermentável ideal neste abundante fruto nativo”, completa Suellen. No cardápio do evento na Villa Adriana, os soul cakes já são servidos de cara como entrada e, além do prato principal e da sobremesa, a casa serve também a Bier Hoff Jerimoon, cerveja de abóbora mais premiada do Brasil. “Serão elaborados também dois coquetéis tendo a pumpkin da cervejaria Kud como base”, revela Suellen. Ainda de acordo com a sommelier, um dos drinques será servido em um recipiente em formato de abóbora.

Todos os pratos servidos no jantar têm uma história ligada a imigração e as lendas estadunidenses. “A ideia de fazer esse evento surtiu quando eu estava fazendo pesquisas sobre a história da Pumpkin Beer para um post em meu blog ‘Cidade dos Bares’”, conta a sommelier. “Todos os pratos harmonizam perfeitamente. Foram feitos testes para garantir experiências sensoriais incríveis, mas confesso que meu favorito é o prato principal, que leva o delicioso molho plum sauce”, completa Suellen, referindo-se a um molho muito utilizado no preparo de pratos frios, feito a partir de ameixas doces e outras frutas como pêssego, abacaxi ou damasco.

Para participar do jantar, cada cliente paga R$100, tendo direito a um soul cake, uma entrada, um prato principal, uma sobremesa, cervejas de abóbora e um coquetel individual. Na Villa Adriana, os ingressos são vendidos apenas no dinheiro, mas, pelo Sympla (link), é possível comprar a entrada com cartão.