FecharX

Um brinde! Dez redutos cervejeiros para apreciar em BH

Lista apresenta locais com ambientes perfeitos para apreciar a bebida



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
14/09/16 às 19:24

Você pode até duvidar, mas BH rima com cerveja. Afinal, ano após ano, a capital tem se tornado cada vez mais um pólo produtor (e consumidor) de versões tradicionais ou artesanais dessa iguaria tão amada pelos brasileiros. É verdade que cada um tem o seu lugar favorito para sentar numa mesa com os amigos e apreciar aquela gelada, mas já pensou explorar outros cantos?

Sou BH preparou uma lista com dez estabelecimentos onde o ato de beber cerveja é considerado uma arte. Além dos sabores exóticos e da variedade de rótulos, esses bares complementam a experiência dos clientes com ambientes que criam uma sensação de estar no verdadeiro mundo das cervejas.

Confira a lista abaixo, faça um roteiro com os amigos e lembre-se: se beber, não dirija!

1- Uaimií
Endereço: Rua Grão Mogol, 1176 – Sion
Telefone: (31) 3285-3435
A cervejaria, localizada em uma fazenda de Itabirito, mantem uma extensão em BH. O Uaimií Brew Pub oferece cinco tipos de chopes e cervejas exclusivas e de fabricação própria, que homenageiam personalidades dos séculos XVIII e XIX. As bebidas são preparadas com ingredientes importados e nacionais.

2- Templo Cervejeiro Backer
Endereço: Rua Santa Rita, 220 – Olhos d'Água
Telefone: (31) 3288-3068
Não é qualquer lugar que pode ser chamado de templo. No caso da Backer, esse direito é de verdade. O local oferece aos clientes uma verdadeira imersão ao mundo de uma das principais cervejarias mineiras. A experiência passa pelo atendimento, já que os próprios garçons dão uma aula sobre as iguarias da casa, e a decoração é um charme à parte. Ainda é possível fazer uma visita guiada para conhecer os métodos de produção da marca e adquirir garrafas na loja que fica dentro do templo.


Templo Cervejeiro da Backer (Reprodução / Facebook)

3- Protótipo Bar
Endereço: Rua Professor Galba Veloso, 206 – Santa Tereza
Telefone: (31) 3566-0396
Inaugurado em julho passado, o Protótipo Bar tem uma proposta clara: apresentar cervejas artesanais das mais variadas marcas e oferecer experiências diferenciadas para se saborear a bebida. A carta conta com mais de 170 rótulos nacionais e internacionais, com destaque para as cervejas ciganas, cuja produção é feita de forma terceirizada. Em resumo: um verdadeiro paraíso para qualquer amante da bebida.

4- Confraria Kunst
Endereço: Rua Pium-í, 119 – Cruzeiro
Telefone: (31) 3347-0470
O bar é o ponto exclusivo para conhecer as cervejas da Kunst Bier Lager e Irish Red, produções no estilo britânico. As bebidas são fabricadas apenas para consumo na confraria e podem ser acompanhadas com pratos típicos de um pub, como joelho de porco, ou da culinária mineira, como as linguiças artesanais.

5- Hofbräuhaus
Endereço: Av. do Contorno, 7613 – Lourdes
Telefone: (31) 3243-6500
Belo Horizonte é a primeira cidade da América Latina a ter uma filial da clássica cervejaria alemã. Com a tradição de séculos, a produção das cervejas acontece no próprio local, que está aberto à visitação. A área do restaurante ainda possui uma decoração tradicional e um cardápio que varia entre petiscos brasileiros e alemães. E, claro, a tradicional caneca de 1 litro de cerveja, tipicamente germânica.


Hofbräuhaus Belo Horizonte (Reprodução / Facebook)

6- Stadt Jever
Endereço: Av. do Contorno, 5771 – Funcionários
Telefone: (31) 3223-5056
O tradicional pub alemão está há mais de 30 anos na Savassi e traz um cardápio típico do país europeu. A carta de cervejas é composta pelos rótulos da Wäls, passando pela premiada Petroleum, até a refrescante Bohemian Pilsen. A casa ainda oferece sua rodada dupla de chopps semanal, das 18h às 21h.

7- Brüder Butiquim
Endereço: Rua Pium-Í, 726 – Sion
Telefone: (31) 99464-0088
Localizado no Sion em uma das ruas mais agitadas de BH, o bar traz um toque mineirinho da Cervejaria Brüder, que é presença garantida na variedade de cervejas do cardápio. O local ainda conta com música ao vivo todo fim de semana. A cerveja que veio do Vale do Aço invadiu BH e já é queridinha por aqui.


Brüder Butiquim (Reprodução/Facebook)

8- Wäls
Endereços: Rua Padre Leopoldo Mertens, 1460 – São Francisco
Rua Levindo Lopes, 358 - Savassi
Telefone: (31) 3443-2811
Além da fábrica, que abre para visitações aos sábados, o Gastropub da Wäls oferece uma linha de produtos inspirada nas tradicionais escolas cervejeiras belga, inglesa e tcheca, no coração da Savassi. O bar é todo decorado especialmente para harmonizar com as cervejas artesanais e com os pratos exclusivos do menu.

9- Haus München
Endereço: Rua Juiz de Fora, 1257 – Barro Preto
Telefone: (31) 3291-6900
O restaurante é bastante focado na culinária alemã, com uma cozinha interativa onde os clientes podem acompanhar os pratos sendo feitos. Além da culinária, o local também traz uma carta de 300 tipos de cervejas. O diferencial está no cardápio digital que traz informações variadas sobre os rótulos.

10- Krug Bier
Endereços: Rua Major Lopes, 172 – São Pedro
Av. Cristiano Machado, 4000 – União
Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 – Ingá Alto - Betim
Telefone: (31) 2535-1122
Primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais, a Krug já conquistou seu espaço junto ao público mineiro. São três cervejarias pela cidade, com ambientes totalmente voltados para a experiência satisfatória enquanto se bebe uma gelada. Além disso, a carta gastronômica foi especialmente elaborada para harmonizar com as cervejas. Destaques para os rótulos da queridinha Áustria e da linha rock, com homenagens às bandas Skank e Tianastácia.