FecharX

Chef do melhor restaurante do Brasil confirma participação no Fuegos Festival

Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco, participa pela primeira vez do mais importante evento de cozinha de fogo de Minas Gerais



Créditos da imagem: Marcus Steinmeyer
Main whatsapp image 2024 04 09 at 08.09.58
Através de uma cozinha caipira brasileira com técnicas de vanguarda, Rueda alçou o porco como grande protagonista e a única proteína animal servida à mesa n'A Casa do Porco
Redação Sou BH
09/04 às 08:12
Atualizado em 09/04 às 08:12

Jefferson Rueda, chef e proprietário do renomado "A Casa do Porco", eleito o melhor restaurante brasileiro e o 12º do mundo no ranking The World's 50 Best Restaurants, desembarca em Belo Horizonte. Ele comandará uma estação do Fuegos Festival, principal evento da cozinha de puro fogo de Minas Gerais, que acontece no dia 25 de maio, no Parque de Exposição da Gameleira.

Em São Paulo, "A Casa do Porco" reavivou o gosto pela carne suína. Através de uma cozinha caipira brasileira com técnicas de vanguarda, Rueda alçou o porco como grande protagonista e a única proteína animal servida à mesa. 

Ao ser convidado para o Fuegos Festival, o chef se recusou a simplesmente reproduzir as receitas de seu restaurante. Ao invés disso, ele trará os insumos de seu frigorífico, o Porco Real, e desenvolverá novos preparos, especialmente pensados em homenagear a tradição gastronômica de Minas Gerais. "Estou levando os meus porcos, mas gostaria de fazer uma receita em homenagem aos mineiros, com ingredientes típicos e de produtores locais", revela Rueda.


Crédito: Rogerio Gomes

O produtor cultural Marcelo Wanderley, Idealizador e curador do Fuegos, ressalta o compromisso de Rueda em explorar e valorizar os ingredientes locais, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes. “O Jefferson Rueda é um dos principais expoentes da cultura alimentar brasileira, e a personalidade responsável pela difusão da cultura do consumo da carne que mais cresce no país: o porco.”

Edição especial do Fuegos

Além da participação de Jefferson Rueda, o Fuegos reúne outros 39 assadores e chefs premiados de todo o país, distribuídos por 34 estações. A fórmula bem-sucedida foi mantida, que alia programação open food e open bar, somada a uma série de atrações musicais, intervenções e ativações. 

Neste ano, o festival gastronômico renova seu voto de fidelidade às suas raízes, adotando um formato ainda mais singular e exclusivo, para garantir conforto e agilidade no acesso às estações. Por isso, a produção avisa de antemão: os ingressos para o 6º Fuegos Festival devem esgotar-se rapidamente. As entradas da pré-venda, por exemplo, acabaram em menos de 24 horas.

"Nossa edição do ano passado foi a maior na história do festival, uma surpresa emocionante. Ficamos muito gratos e orgulhosos pelo público imenso que nos prestigiou, porém entendemos que a próxima edição deve retomar as raízes do projeto, que é pautado pelas ideias de conceito, conforto e exclusividade", resume Wanderley.

Além dos alimentos, todos os utensílios utilizados, desde as ferragens, embalagens, carvão, lenha e estruturas, contam com o Selo de Qualidade Fuegos, uma rigorosa curadoria realizada ao longo de meses por uma equipe multidisciplinar para garantir a excelência do evento, que reúne grandes marcas da gastronomia nacional e internacional.

Valorização dos produtos mineiros

Em parceria com a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Fuegos não apenas oferece aos participantes uma experiência culinária única, mas também destaca o trabalho árduo e a qualidade dos produtos agropecuários do estado. A organização acredita que a colaboração direta com os criadores de animais conecta os participantes do evento à terra e aos insumos essenciais de cada prato preparado.

Serviço:

  • Fuegos 2024
  • Data: 25 de maio, a partir das 14h
  • Local: no Parque de Exposição da Gameleira (Av. Amazonas, 6020 - Gameleira
  • Ingressos
  • Realização: Cumbucca