Gastronomia

Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas reúne os pratos mais queridos das periferias de BH

Festival impulsiona trabalho de cozinheiras e cozinheiros que já são sucesso em suas regiões


Créditos da imagem: Julia Lanari/Divulgação
Sucesso em edições passadas do circuito, pastel do Diones é um dos mais conhecidos na Cidade Industrial

Bossuet Alvim

|
15/12/22 às 08:35
compartilhe

Cada canto de BH tem seu restaurante mais querido, um quitute de rua campeão de vendas, uma cozinheira que todo mundo da região conhece. A comida mineira liga as pessoas com afeto e cria memórias, vira lembrança boa que se repete. Neste fim de semana, as mãos talentosas das cozinhas mais requisitadas nas periferias da capital oferecem seus pratos caprichados no Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas, dias 17/12 e 18/12, na Barragem Santa Lúcia. 

Já na sexta edição, o evento reúne 20 cozinheiras e cozinheiros para demonstrar que a produção gastronômica nas periferias, além de render pratos muito saborosos e inventivos, também se consolida como manifestação de cultura e identidade. “Em um estado como Minas, que tem na gastronomia um dos aspectos mais importantes de sua identidade cultural, o Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas é o único projeto gastronômico-social. Nosso objetivo é ressaltar a importância de empoderar as cozinheiras e cozinheiros das comunidades e mostrar que a gastronomia mineira também se faz presente na periferia”, observa Danusa Carvalho, criadora e produtora do festival.

Os pratos que são destaque no circuito já chegam com o peso da boa reputação que carregam, uma espécie de verificação que a opinião do público já conferiu a esses profissionais da cozinha. A língua recheada com chips de batata doce da Dona Lia, por exemplo, é um sucesso indiscutível do restaurante Delícias da Lia, no Alto Vera Cruz. Dona Dirce, do Taquaril, leva ao evento a Feijoada Senzala, aguardada ansiosamente todas as semanas no Q Delícia Comida Caseira. Diones da Silva, do Recanto do Pastel, serve a versão mais famosa do salgado na Cidade Industrial, assim como o quibe do Restaurante da Lora é um dos mais procurados no Barreiro. 

Além de oferecer o melhor de cada cardápio, o circuito prioriza que os pratos tenham valores acessíveis. A ideia é que as experiências sirvam para abrir os olhos de quem ainda não se atentou à riqueza da produção local, à importância dos restaurantes e bares mais perto de casa e longe das grandes regiões comerciais. “O que a gente quis, desde o início, era nos afastar do ‘gourmet’ e dos preços, muitas vezes, incoerentes praticados por comidas de rua em bairros mais nobres. A ideia central é trazer o questionamento através do sabor, e mostrar que em todo lugar tem talentos e histórias escondidas que precisam ganhar mais espaço”, comenta Danusa.

O Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas traz shows do Quarteto Marculino de chorinho e DJ Joca no sábado. No domingo a festa fica por conta da Roda da Calixto, puxada pela cantora Aline Calixto com as sambistas Manu Dias e Julia Rocha. O evento tem entrada gratuita e oferece recreação infantil nos dois dias.

Circuito Gastronômico de Vilas e Favelas
17/12 e 18/12, de 12h às 20h na Barragem Santa Lúcia
Evento gratuito. Mais informações pelo Instagram do Circuito