FecharX

Comida di Buteco 2021 será em julho e agosto, adaptado para a pandemia

Evento vai focar no delivery e na campanha de doações "Salve os Butecos"



Créditos da imagem: Marcos Pinto/Divulgação
Main emc080414as57
Em Belo Horizonte, a organização do concurso fechou parcerias com a 99Food, que entregará os petiscos, e com a Tagme, plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios. A lista dos estabelecimentos participantes na capital mineira ainda não foi divulgada
Thiago Alves
21/07/21 às 12:28
Atualizado em 21/07/21 às 12:28

Depois do cancelamento da edição de 2020 e de seguidos adiamentos este ano, o concurso 'Comida di Buteco' acontecerá entre 30 de julho e 29 de agosto, em formato híbrido, pois os consumidores poderão provar os petiscos participantes do concurso por meio do delivery ou buscando nos estabelecimentos, no formato “para levar”. 

Será a primeira vez em 21ª edições que este modelo será adotado. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. De acordo com a organização do concurso, 30% das casas participantes em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas. 

Em Belo Horizonte, a organização do concurso fechou parcerias com a 99Food, que entregará os petiscos, e com a Tagme, plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios. A lista dos estabelecimentos participantes na capital mineira ainda não foi divulgada. Além de BH, o concurso acontecerá em Minas nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Timóteo e Uberlândia.

Mecânica do concurso

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os "butecos" pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em setembro, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o "Melhor Buteco do Brasil", que será conhecido e premiado no mês de outubro.

Salve os Butecos

Evento que acontece em mais de 30 cidades pelo Brasil, o Comida di Buteco vai promover uma ação nacional de doações, onde qualquer pesoa ou empresa poderá contribuir com dinheiro, equipamentos ou insumos para serem repassados diretamente aos bares participantes. A meta do "Salve os Butecos" é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os estabelecimentos participantes do concurso. Dentro de algumas semanas, o site do evento vai disponibilizar uma ferramenta, batizada de “Butecômetro”, que vai informar em tempo real a quantas andam as doações. 

A loja virtual de camisas Chico Rei comercializará 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco e 10% do valor da camiseta será destinado ao movimento Salve os Butecos. A linha estará disponível na loja chicorei.com, a partir de 1º de agosto.

A conta para doações é:

Banco Santander 033

Agência: 1595

Conta número: 130023050

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55