FecharX

Como escolher o vinho perfeito para cada ocasião

Sommelier do Sou BH dá dicas para não errar na hora de escolher a sua bebida



Créditos da imagem: Divulgação
Main 190722 vinho
Não deixe a escolha do vinho se transformar em um pesadelo
Redação Sou BH
22/10/14 às 09:52
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Pablo Teixeira, da Wine.com.br

E aí você se depara com o momento de escolher um vinho!

- Putz! O que fazer? Eu não sei nada de vinhos, só sei beber! Como vou escolher o “melhor” vinho?

Muita gente passa por esta situação quando é convidado para algum encontro na casa de amigos, quando resolve fazer “aquele” jantar romântico ou, até mesmo, quando no supermercado se depara com a grande variedade de garrafas ali ofertada e resolve apenas levar um vinhozinho pra casa.  

A escolha do vinho pode virar um grande drama, pois as opções são tantas diante de um universo muito vasto. Cada região produtora tem suas particularidades e cada enólogo sua criatividade e competência.

Nós temos algumas dicas para escolher o vinho ideal:

Vinhos brancos para carne branca

Se for para um jantar, tenha em mente o que será servido, pois já é um bom caminho para a sua escolha. Hoje muito se fala de harmonização, os detalhes são muitos, mas não fique intimidado com isso. Siga a máxima: vinhos brancos para pratos mais leves, com carne branca; vinhos tintos para pratos mais substanciosos, com carne vermelha. Assim facilita a sua vida!

Nem sempre o vinho mais caro será o melhor para seu paladar

Se você estiver a fim de escolher um vinho para momentos de descontração, procure opções mais econômicas. O vinho bom é aquele que apresenta maior qualidade perante outros em sua mesma faixa de preço.

Procure os especializados

Hoje em dia cresceu muito as lojas que se dedicam a venda de vinhos, nelas geralmente tem pessoas capacitadas para te orientar na melhor escolha. Até mesmo os supermercados têm dado um valor maior a suas adegas, com uma seleção mais apurada dos produtos. Caso tenha um sommelier na loja, converse com ele, fale das suas preferências e o quanto pretende gastar, que certamente você terá uma indicação correta.

Pode comprar pela internet, sem medo!

As lojas virtuais têm sido ótimas opções de compra. As melhores dispõem de informações completas quanto ao estilo do vinho, o produtor e até dicas de harmonização para que você faça a melhor escolha. E ainda com o conforto de receber seu vinho em casa.

Seja sócio de clubes (de vinhos, é claro)


Uma ótima oportunidade para quem quer ter experiências múltiplas no mundo do vinho são os clubes de vinhos. Você paga uma mensalidade e recebe sempre vinhos variados, com preços abaixo do que ele é comercializado normalmente. Hoje existem clubes com valores diversos e certamente terá um adequado para você.

Converse com os amigos enófilos

Aproveite o convívio em torno de uma boa mesa para trocar experiências, opiniões sobre os vinhos que você já provou. Nessas conversas podem surgir ótimas dicas. Ah! Mas por favor, não se torne um Enochato, ninguém aguenta!

Memorize o que bebeu

Tem gente que tem um caderninho onde faz as anotações sobre os vinhos, guardam os rótulos para memorizar. Mas em tempos de apps, uma dica ótima é o Vivino. Nele, você pode fotografar o rótulo, colocar suas impressões e ainda saber do preço médio de mercado e avaliações de outras pessoas.

Observe a conservação da garrafa

Dica importante. Verifique as condições a rolha e veja se há algum vazamento, pois caso o líquido esteja bem abaixo do gargalo, a rolha pode estar ressecada e pode ter entrado ar na garrafa, deixando o vinho oxidado. Na loja, prefira garrafas que estão na horizontal e longe de muita luminosidade.

De olho na cor do vinho

Tenha cuidado de observar a cor do vinho, principalmente nas garrafas de vinhos brancos. Se for uma garrafa transparente você poderá ver claramente a tonalidade que o vinho se encontra. No caso do branco, quanto mais claro mais certo de estar bem conservado e ainda fresco.

De qual safra é?

O objetivo não é que você se torne especialista em safras, mas elas são um bom indicativo da idade do vinho. Para exemplares mais econômicos, tanto brancos quanto tintos, tenha preferência por safras mais recentes, o vinho estará jovem e cheio de vivacidade.

Sabor do vinho no rótulo

Comprar vinhos seria mais fácil se o rótulo informasse o sabor da bebida, né? Mas alguns até fazem isso! Dê uma olhada no contrarrótulo, que pode ser algum indicativo. Filtre a poesia e capte a essência do que o produtor quis dizer.

É permitido ser infiel

Não fique preso em conceitos do tipo “Ah, eu gosto é de carmenere”, o universo do vinho é vasto demais e você sempre pode se surpreender. Aliás, o melhor do vinho é isso: a diversidade!