Começa nesta sexta-feira (11/11) e segue até segunda-feira (14/11) a 1ª edição do Congresso Cervejeiro FICC, evento que reúne os principais agentes do setor para debater o mercado, estimular o empreendedorismo e capacitar os amantes da cerveja. Composto por mesas redondas, painéis, palestras e visitas técnicas, o congresso terá ainda apresentações musicais e degustações de cervejas. Os ingressos custam a partir de R$ 70 e estão disponíveis no site GoFree.
Programação
Sexta-feira
19h – Credenciamento para os participantes, cerimônia solene de abertura, coquetel com show da banda Moshlab e discotecagem do Dj Mateus Nunes.
Local: Sindbebidas (FIEMG) – Avenida Do Contorno, 4456, Santa Efigênia.
Sábado
9h – 1º Painel – O Lúpulo no Brasil
- Qualidade x Produtividade – Gabriel Cássia Fortuna
- Técnicas de Lupulagem – Duan Ceola
- Produção e Panorama Geral do cultivo da planta no Brasil – Herman Wigmam
- Case da Fazenda Cervejeira – José Felipe Carneiro
14h – 2º Painel – ABRACERVA
- Desafios e Contribuições ABRACERVA
- Diversidade no meio cervejeiro
- A Construção da Escola Brasileira de Cerveja – Bia Amorim (SP) e Priscila Colares (MG)
- Consumo responsável
- Fazenda Terezinha e a Cervejaria Zalaz – Fabrício Faria Almeida (MG)
- Diversidade no meio cervejeiro – Leandro Sequelle (SP) – Graja Beer
- Consumo responsável e Diversidade no meio cervejeiro – Lucas Lima (RJ), gerente de Consumo Responsável Ambev
- Happy Hour no Stad Jever com welcome beer (1 Chope) para os participantes do Congresso.
Domingo
9h – 3º Painel
- Lagers Tchecas e suas produções na Koala San Brew, uma nova tendência no mercado nacional – Gustavo Simoni (Koala) – Sócio fundador da Koala San Brew);
- Uma revisão sobre os métodos e processos da sanitização com foco nos barris e na tecnologia das máquinas da empresa CHEOPS – Tomás Kopecky (CZ), CEO da empresa CHEOPS.
- Ingredientes nativos, processos e suas peculiaridades na fabricação das cervejas Tchecas – Tomás Kincl (CZ), professor da Universidade de Praga.
14h – 4º Painel – Acesso ao universo cervejeiro em Libras
- Professor Marcos Roberto Oliveira Beer Sommelier pela Science of Beer Institute, homebrewer, mentor do projeto em Libras “Setembro Azul” juntamente com a cervejaria Bezy de Brasília DF e também mentor do projeto Experiência dos Sentidos e o responsável do perfil @cervejaartesanalemlibras.
- Fernando Pacheco é surdo, Assistente de Faturamento, Sommelier de cerveja pela Science of Beer Institute, home brewer, Instrutor de libras com Ensino Superior Incompleto –Administração. Produtor do Projeto “Somos diferentes de você?” e “Precisamos do dia do Surdo?” Auxiliar Surdo do perfil @cervejaartesanalemlibras e consultor e Sommelier Surdo na cervejaria Captain Brew.
15h30 – Sarau
- Apresentação do Sarau Todos estão surdos tem como atração a poesia, performance e contação de histórias dentro do espectro da identidade e cultura da comunidade surda brasileira.
16h – 5º Painel – Redes Sociais como ferramenta de marketing no mundo cervejeiro
- Palestrantes – formato Podcast Surra de Lúpulo com Ipacondriaca convidam – Stef Monteiro, Sommeliere e Digital Influencer (SP) e Estácio Rodrigues, Sommelier e sócio do Instituto da Cerveja.
Segunda Feira
- 9h – Visita técnica Guiada na Fazenda Cervejeira com Diretor Técnico e o Presidente da APROLÚPULO, Gabriel Cássia Fortuna e Hermanus Wigman
- 12H – Almoço incluso para os participantes do Congresso
- 14h – Festa de encerramento. Show com as bandas Ca$h e Ficc Beer Band com Rodrigo Santos, Leo Lachini e Glauco Mendes
Serviço
Congresso FICC (Festival Internacional de Cerveja e Cultura)
De 11 a 14 de novembro
Sede da Fiemg (Av. do Contorno, 4456 – 4º andar)
Ingressos: GoFree