FecharX

10 feiras que você precisa conhecer em BH!

Escolha entre doces caseiros, legumes e verduras frescos ou comidinhas típicas no fim do dia!



Créditos da imagem: Divulgação
Main 170350 feira facebook
Feira Modelo na Savassi
Redação Sou BH
24/06/16 às 20:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Belo Horizonte é tradicionalmente conhecida pelos ares de cidade do interior. E, quando nos deparamos com tantas feirinhas pelos bairros, essa sensação fica ainda mais forte.  As barraquinhas oferecem comidas caseiras, produtos da terra e tudo que for bem fresco aos moradores e turistas.

Quatro modalidades dividem as feiras pela capital: Direto da Roça, Orgânicos, Livre e Modelo. Para a te ajudar a entender cada estilo e programar algumas visitas, o Sou BH, com o auxílio da Secretaria de Segurança Alimentar, selecionou as 10 melhores em alguns pontos da cidade. Confira!

Feira Direto da Roça
Esse tipo de feira privilegia os produtores da agricultura familiar, que não necessitam de intermediários para vender seus produtos. Os feirantes também não precisam de certificados para comercializar e normalmente oferecem produtos hortifrutigranjeiros e agroecológicos a um preço mais baixo. Essas feiras são bem pequenas e com poucas barracas. BH abriga 21 feiras dessa modalidade, mas duas delas merecem nosso destaque!

1) Na avenida Alvares Cabral, entre a avenida Augusto de Lima e a rua da Bahia, existem duas barracas que funcionam toda terça e sexta, das 7h às 12h, e comercializam além de hortifrúti, produtos processados, biscoitos, queijos, bolos e geleias. Quem passar por lá pode procurar o Senhor Bino, na barraca de processados, ou o Márcio, que vem de Brumadinho para vender frutas e folhas.

2) Já na praça Sagrado Coração de Jesus, no bairro Padre Eustáquio, a Dona Gerci domina a feira às terças, quintas e sábados, das 7h às 12h, com todos os tipos de frutas, legumes, verduras e folhas frescas.

Confira o endereço de outras feiras Direto da Roça!

Feira de Orgânicos
Já a feira de orgânicos tem regras mais rígidas. Os produtores precisam ter o certificado de orgânico emitido por uma empresa reconhecida pelo Ministério da Agricultura. As barracas também disponibilizam produtos processados, frescos e artesanais.  Ao todo são oito pontos dessa modalidade pela capital.

3) Às sextas, uma das mais tradicionais feiras orgânicas acontece na Av. Professor Mário Werneck, esquina com rua Aurélio de Miranda, no bairro Buritis, das 7h às 12h. As barracas vendem frutas, leguminosas e folhosos, além de cereais e compotas de frutas.

4) Saindo da região central da cidade, a praça Alberto Dalva Simão, na Pampulha, abriga uma feira orgânica com duas barracas especiais que comercializam produtos hortifrutigranjeiros. Gernei Galvão e José Estevão batem ponto todo sábado, às 7h, e ficam até o meio dia atendendo os clientes.

Confira o endereço de outras feiras Orgânicas!

Feira Livre
As tradicionais! É nesse tipo de feira que o belo-horizontino encontra diversos produtos, normalmente vindos do Ceasa, como peixes, frutos do mar, queijos, biscoitos, ovos, laticínios, frios em geral, bolos, cereais e doces artesanais.  Em BH, são 59 feiras livres que funcionam das 7h às 13h, em dias específicos. Conheça as quatro maiores:

5) Avenida Paulo Camilo Pena, entre avenida Jornalista Djalma Andrade e rua João Azevedo, no bairro Belvedere. Toda quinta-feira.
6) Alameda Palmeiras, Pampulha. Toda quarta-feira.
7) Rua Grão Pará, esquina com rua Padre Rolim, no bairro Santa Efigênia. Toda quarta e sexta.
8) Praça Afonso Arino, na princípio da avenida Álvares Cabral, no Centro. Toda sexta-feira. (É a única que funciona em horário especial: das 7h às 17h.

Confira o endereço de outras feiras Livres!

Feira Modelo
Essa você provavelmente já ouviu falar! É aquela feira que mistura a necessidade de quem saiu do trabalho e precisa fazer compras, mas também quer aquele happy hour no fim do dia. Nas barraquinhas são vendidos alimentos para consumo na hora, verduras, legumes, folhas e processados em geral. Além disso, bebidas e comidas típicas fazem sucesso das 17h às 21h30. Na capital existem apenas duas, mas que já caíram no gosto da galera!

9) Rua Araguari, entre as ruas Rodrigues Caldas e Matias Cardoso, no bairro Santo Agostinho. Toda quarta-feira.
10) Rua Tomé de Souza, entre as ruas Pernambuco e Cristóvão Colombo, na Savassi. Toda quinta-feira