FecharX

Da Villa, novo espaço gastronômico, chega à Savassi

'Food hall' reúne em um só lugar os estabelecimentos Marítimo, Patuscada, Zaiyu, Jângalito Drinkeria e Bar da Villa



Créditos da imagem: Maíra Lopes
Main whatsapp image 2022 12 16 at 11.11.10
Fachada do estabelecimento, localizado na rua Levindo Lopes, durante evento-teste
Thiago Alves
16/12/22 às 11:12
Atualizado em 16/12/22 às 11:22

A partir deste sábado (17/12), quem passar pela rua Levindo Lopes, na altura do número 96, na Savassi, vai se deparar com um novo 'food hall', termo que designa um centro gastronômico formado por vários empreendimentos, com diversas cozinhas autorais. O Da Villa, do empresário Leonardo Portes, reúne as casas Bar da Villa, Jângalito Drinkeria, Marítimo, Patuscada e Zaiyu, em um espaço de 200m² e capacidade para 200 pessoas.

“Reuniremos diversidade de opções gastronômicas que agradam desde famílias, grupos de amigos a casais. O tempo está cada vez mais escasso e as pessoas querem otimizá-lo, até mesmo, nos momentos de lazer. Portanto os food halls vêm com essa proposta. Isso sem falar que, em uma única visita, é possível vivenciar diferentes culinárias. É esse o ponto principal, inclusive, no qual acredito quando penso em entretenimento aliado à gastronomia", explica Portes.

Da Villa reúne estabelecimentos novatos e já conhecidos

No mercado desde 2019, o Marítimo é especializado em peixes e frutos do mar. A casa, comandada pelo empresário Humberto Scalioni, promete trazer o clima tropical e acalorado de regiões litorâneas como Rio de Janeiro e Bahia para os mineiros. Entre os destaques do restaurante estão desde risoto de camarão, casquinha de siri à lula à dorê com molho especial. 

Outro estabelecimento que também integrará o novo food hall é o Patuscada, do chef Clóvis Viana. A casa chega ao Da Villa, com petiscos, pratos tradicionais da culinária brasileira, além de receitas da cozinha contemporânea internacional. Destaque para o Salmão gravilak com salada verde, Fraldinha braseada ao vinho tinto com nhoque de banana da terra ao creme e Bacalhau gratinado com arroz de castanha 

Para os fãs de comida japonesa, um estreante no time é o Zaiyu, porém com um comandante de peso: Lair Rodrigues. Com passagens por restaurantes conhecidos de Belo Horizonte, como o Udon, ele chegou a ser indicado como melhor chef na Encontro Gastrô 2019. Agora, leva sua experiência de mais de 20 anos de carreira, período em que executou todas as funções na gastronomia japonesa, para seu primeiro negócio próprio. No cardápio, os clientes vão poder saborear sushis especiais, entre eles o salmão trufado; sashimis, com destaque para o Maguro Nuta, feito de atum com molho de missô picante, além de entradas frias e quentes, pokes, pratos executivos e pratos quentes.

O Jângalito Drinkeria, que nasceu dentro do Jângal, em 2013, e em 2019, criou asas e voou, passando por diversos outros espaços colaborativos de Belo Horizonte, é outra presença certa no Da Villa. Com a proposta de oferecer drinques de alta qualidade, porém acessíveis e descolados, a carta da casa tem mais de 30 bebidas, entre elas a famosa Jângal 40 graus, feita com vodka, ginger ale, hortelã, limão tahiti, suco de maçã, pimenta biquinho, notas de lichia e espuma de gengibre.

Por fim, mas não menos importante, o novo empreendimento contará ainda com um empreendimento próprio: o Bar da Villa, que oferecerá chopes e cervejas exclusivos da Heineken.

Centro gastronômico aposta na arquitetura vernacular

Com decoração de interiores assinada pelo arquiteto e decorador Flávio Bahia, o Da Villa aposta em um ambiente onde predominam elementos da arquitetura vernacular, forma de construção que usa materiais locais, algumas técnicas tradicionais, tipologias regionais e, principalmente, sustentáveis. 

“Usamos, nas estruturas da casa, barro e bambu, basicamente, todos em cores terrosas. Este segundo, por exemplo, aparece nas paredes, que são de bambu a pique, nas portas, pergolados e no balcão de um dos bares”. 

De acordo com o arquiteto, a ideia é criar uma atmosfera que leve os clientes à uma conexão entre Brasil e África, onde construções com arquitetura vernacular são muito comuns, e "ao mesmo tempo trazer a proximidade com as nossas vilas Brasil afora”. Um painel com simbologias africanas, por sinal, também poderá ser visto na casa.

Ainda segundo Flávio, que no projeto conta com o trabalho do assistente Filipe Garcia, obras de arte do artista plástico Joca Salomé feitas com engrenagens e peças antigas, são outros itens que compõem o local, tudo para deixá-lo ainda mais regional e aconchegante.

Serviço
Da Villa
Rua Levindo Lopes, 96 – Savassi
Horário de funcionamento: Domingo à terça-feira: 11h às 22h; quarta-feira: 11h às 23h30; quinta-feira à sábado: 11h às 0h
Instagram: @davillaoficial