Prato peruano ganha espaço em cardápios da capital mineira com peixes frescos, ingredientes regionais e opções vegetarianas
Neste sábado (28), o ceviche será o protagonista em vários cardápios de BH. A data marca o Dia Internacional do Ceviche, receita de origem peruana que ultrapassou fronteiras e se tornou símbolo da cozinha latino-americana.
O ceviche tradicional é preparado com peixe fresco e cru, cortado em cubos e marinado no leche de tigre, uma mistura ácida e aromática feita com limão, caldo de peixe, cebola, pimenta e ervas.
Apesar da simplicidade dos ingredientes, a combinação de acidez, frescor e picância tornou o prato um ícone da gastronomia peruana, reconhecido oficialmente como patrimônio cultural do país desde 2004.
Ao longo do tempo, o ceviche se espalhou por países vizinhos e ganhou diferentes variações. No Brasil, especialmente em cidades com influência da cozinha contemporânea e de fusão, o prato passou a figurar em cardápios de bares e restaurantes.
Na capital mineira, não é diferente. A receita encontrou acolhida no paladar local, com ingredientes regionais, ajustes de acidez e releituras vegetarianas. Veja onde experimentar ceviches em BH:
Comandado pelos chefs peruanos Hermes e Christian, o restaurante é um dos poucos da cidade com cardápio inteiramente voltado à cozinha peruana tradicional. O ceviche é oferecido em três versões:
Endereço: R. Barroso Neto, 273 – Estrela Dalva
Localizado na região centro-sul da cidade, o bar apresenta uma versão mista com peixe e camarão. O preparo é marinado no leche de tigre com adição de gengibre, o que reforça o frescor do prato. A finalização com milho peruano e chips de batata-doce.
Endereço: R. Sergipe, 1370 – Savassi
O restaurante de culinária mediterrânea aposta na combinação de tilápia, salmão, manga e toque de tempero cajun. Apesar de flertar com outras cozinhas, o prato mantém a base do ceviche clássico, com notas frutadas e picantes.
Endereço: Av. Dom Orione, 116 – São Luiz
No espaço gastronômico localizado no Buritis, o ceviche de tilápia é marinado com aroma de limão siciliano e servido com crocante de batata-doce. A proposta equilibra o cítrico suave do limão com a textura delicada da raiz frita.
Endereço: Av. Professor Mário Werneck, 1973 – Buritis
O chef Caetano Sobrinho aposta na sazonalidade e prepara o ceviche com o peixe mais fresco do dia. Geralmente, são usados tilápia cultivada no interior de Minas ou peixe namorado. A proposta valoriza a cadeia produtiva local e adapta a receita aos sabores da região.
Endereço: R. Outono, 314 – Sion