FecharX

Dia do Queijo: aprenda a harmonizar vinhos com diferentes tipos de queijos

Aula online sobre o tema terá apresentação do sommelier Vinicius Santiago.



Créditos da imagem: Pixabay
Main queijos vinhos
Redação Sou BH
20/01/22 às 08:36
Atualizado em 20/01/22 às 08:36

Não há dúvida de que o queijo é uma das iguarias preferidas quando o assunto é harmonização com vinho. Com tantos tipos, pode parecer difícil acertar na combinação. Pensando nisso, e em comemoração ao Dia do Queijo, a Evino realizará nesta quinta-feira (20) uma aula online sobre o tema com apresentação do sommelier Vinicius Santiago. O curso é gratuito e tem início às 20h. Para garantir a sua vaga, basta fazer a inscrição neste link.

“O curso será uma oportunidade para quem quer aprender um pouco mais sobre harmonização de queijos e vinhos, sem sair de casa e gratuitamente”, afirma o sommelier. Além disso, Santiago preparou uma prévia, com 7 dicas de harmonização de vinhos e queijos:

Meia-cura: Conhecido como queijo mineiro, o meia-cura possui sabor marcante e é levemente ácido. Para harmonizar, experimente o Goulart T Torrontés Small Production 2020, um vinho fresco e bem aromático, com notas ervas frescas, maçã-verde e pêssego.

Gruyère: Este queijo é macio e tem sabor frutado com toque levemente picante e de nozes. Para harmonizar, invista no Paul Lacroix Pinot Noir 2020, que expressa aromas de morango, cereja, framboesa e notas de marmelo.

Gorgonzola: O queijo apresenta textura macia com sabor e aroma marcantes, e ainda contém alto teor de sal. Para harmonizar, crie um contraste optando pelo Sanders Vinho do Porto Ruby Reserva, um vinho do Porto encorpado, com notas de frutas vermelhas maduras, e alto nível de dulçor.

Cottage: Um queijo fresco, leve e de sabor delicado. Por isso, a combinação pede um vinho que seja tão delicado quanto, como o Pérola da Vinha Vinho Verde DOC, que apresenta notas de frutas cítricas e pera.

Brie: Este queijo possui textura cremosa e sabores levemente marcantes. Para harmonizar, a sugestão é o Cava Gran Barón Mediterranean Edition Brut. O contraste entre a cremosidade e a gordura do queijo com as bolhas e acidez do espumante é surpreendente.

Provolone: Com textura fibrosa e sabores defumados, o Provolone combina com vinhos frutados, como o Domaine Tariquet Chardonnay Côtes de Gascogne IGP 2020, que traz notas de pêssego, frutas cítricas, baunilha e um toque defumado em virtude da passagem em madeira.

Gouda: Para acompanhar o famoso queijo de casca avermelhada, recomendamos o Chateau Garbin Malbec Reserva 2018. Ambos são ricos em aromas e sabores, já que o Gouda traz nozes, e, o Malbec, uma explosão de frutas negras.