Dia do Queijo Artesanal de Minas atrai diplomatas da União Europeia a BH

Representantes de países membros visitam centro de referência da iguaria

Créditos da imagem: Willian Dias/ALMG
Data instituída pelo estado em 2017 celebra a importância do queijo artesanal e homenageia cadeia produtiva de símbolo mineiro
Redação Sou BH
15/05 às 16:45
Atualizado em 15/05 às 16:46

Um símbolo insuperável da gastronomia estadual é celebrado nesta quinta-feira (16) – o Dia do Queijo Artesanal de Minas. A data, instituída há 7 anos pelo governo estadual, exalta a relevância cultural e culinária da iguaria, além de prestar homenagem a toda a cadeia produtiva que leva o queijo à mesa dos mineiros.

Em BH, o Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) comemora o dia com um evento internacional, ao receber a visita de um grupo de diplomatas que representam a União Europeia e seus estados membros. A comitiva oficial visitará a exposição permanente sobre queijo artesanal, que consta no acervo do CRQA, além de degustar os diferentes tipos de queijos produzidos em Minas.

Continua depois da publicidade

Exposição permanente do CRQA ajuda a entender importância histórica e cultural dos queijos artesanais de Minas

Queijo mineiro consolida reputação pelo mundo

O avanço na construção de uma reputação internacional para os queijos artesanais mineiros é uma contribuição importante para o processo de reconhecimento do seu modo de fazer como Patrimônio da Humanidade, como aponta a diretora executiva e fundadora do CRQA, Sarah Rocha.

"Há uma grande expectativa para este ano do reconhecimento pela Unesco do modo de fazer o queijo artesanal como Patrimônio da Humanidade. O interesse da delegação europeia para conhecer o Centro de Referência, mais sobre o queijo e a gastronomia mineira reforça que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para a difusão e valorização dos produtos mineiros", observa Sarah.

Centro de Referência tem visitação gratuita

Fundado há pouco mais de um ano, o Centro de Referência do Queijo Artesanal mantém ações que pretendem valorizar a cozinha mineira a partir da preservação de saberes e sabores. O queijo artesanal é o foco principal do projeto e também inspira a exposição permanente no local, reunindo materiais usados na fabricação e um pouco da história desta iguaria. 

O CRQA funciona no Espaço 356 (R. Adriano Chaves e Matos, 100 - Olhos D'Água) e está aberto para visitações gratuitas às quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h. Para grupos numerosos de visitantes, é preciso fazer um agendamento prévio pelo telefone (31) 3568-5258 ou pelo email contato@queijoecultura.com.br.