Traçamos uma rota especial em Belo Horizonte para provar que é possível comer bem, com sabor e consciência
Sanduíches veganos têm feito sucesso em BH
Neste sábado (1º) é celebrado o Dia Mundial do Veganismo, data que propõe repensar hábitos alimentares e incentivar escolhas mais sustentáveis e éticas. Para marcar a ocasião, o SouBH reuniu restaurantes e bares de comida vegana em Belo Horizonte que mostram como é possível servir sabor e consciência em um mesmo prato. Das opções mais clássicas à pegada autoral, os endereços provam que a cena gastronômica da capital mineira está cada vez mais diversa e cheia de boas surpresas, seja para veganos ou para curiosos de plantão.
Leia também:
Primeiro restaurante 100% vegano de Belo Horizonte, o Las Chicas Vegan valoriza o cuidado com o alimento e com as pessoas, homenageando grandes mulheres ao batizar seus sanduíches com nomes femininos. Há uma década à frente do negócio, a chef Gabe Andrade aposta em uma culinária baseada em ingredientes orgânicos.
Entre as opções do cardápio estão o Mexido Central, feito com arroz, feijão inteiro, vegetais tostados, cogumelos defumados, tofu, cúrcuma e couve; e o Joana D’Arc, sanduíche preparado com pão brioche selado, hambúrguer de soja, cebola caramelizada, tomate, alface e maionese da casa.
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 233, sobreloja 20 — Centro
Funcionamento: Segunda a quarta: das 10h às 16h / Quinta a sábado: das 11h às 22h / Domingo: das 11h às 16h
Restaurante da celebrada chef Bruna Martins, o Florestal traz versões veganas de comidas de rua de todo o mundo. Lá, os vegetais são sempre os protagonistas, embora haja opções de pratos com carne. A escolha pelo protagonismo vegetal se reflete também nos insumos fornecidos por microprodutores, valorizando a agricultura familiar.
Endereço: Avenida Assis Chateaubriand, 176 — Floresta
Funcionamento: Quarta a sexta: das 18h às 23h / Sábado: das 12h às 23h / Domingo: das 12h às 18h (a cozinha encerra 30 minutos antes)
Em funcionamento há mais de 20 anos, o San Ro é uma alternativa segura para veganos e vegetarianos. Oferecendo um buffet que mistura culinária asiática e mineira, o restaurante é uma escolha prática de comida self-service com um leque bastante variado de opções.
Endereço: Rua Professor Moraes, 651 — Funcionários
Funcionamento: Segunda a sexta: das 11h às 15h / Sábado: das 11h às 15h30
Em um misto de espaço cultural, empório e café, a Casa Umbigo empunha a bandeira da cozinha vegetal, com uma gastronomia totalmente baseada em plantas. Ofertando opções de café da manhã, almoço, lanche e sobremesas, a Casa também tem programações especiais como um rodízio de pizzas vegano.
Endereço: Rua Hermilo Alves, 437 — Santa Tereza
Funcionamento: Sábado: das 9h às 19h / Domingo: das 9h às 15h
O Tanganica se destacou ao vencer o Comida di Buteco de 2019 com o prato “Vegano di Buteco”: enroladinho empanado de berinjela recheado com funghi e shitake, servido com pururuca e molho madeira veganos. Com um ambiente artístico, o bar oferece ainda opções como tropeiro vegano, bolinho de inhame com alho-poró, kibe de beterraba, lasanha de cogumelo e feijoada vegana.
Endereço: Rua Padre Demerval Gomes, 380 — Coração Eucarístico
Funcionamento: Quinta a sábado: das 18h às 21h / Almoço: segunda a sábado, das 11h30 às 14h