FecharX

Enólogo participa de wine dinner no Alma Chef

Bernardo Troncoso fala sobre o mercado de vinhos e suas preferências em wine dinner



Créditos da imagem: Divulgação
Main 141022 wine dinner alma chef
Segundo o enólogo, consumo de vinhos aumentou no Brasil nos últimos anos
Redação Sou BH
21/01/15 às 20:20
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Débora Gomes, jornalista Sou BH

Você pode não entender nada de vinho, mas quando chega em um restaurante, sempre escuta dizer que o Carménère é um dos melhores. Você sabia que ele é chileno? Atualmente, o Chile é conhecido mundialmente por ser um dos maiores exportadores da bebida na América Latina. O enólogo Bernardo Troncoso, responsável por uma das maiores vinícolas do país, a Viña Montes, passou por Belo Horizonte esta semana e conversou com o Sou BH sobre o mercado de vinhos, suas preferências, entre outras coisas.

“Penso basicamente que a oferta do vinho chileno de boa qualidade é muito grande, a condição de produção de uvas e a diversidade climática permite a produção de uma variedade de vinhos muito ampla”, justifica Troncoso. Para ele, os brasileiros estão percebendo, aos poucos, a expansão da produção chilena de vinhos, “com bebidas muito interessantes e qualidade cada vez melhor”, garante.

O Chile é um dos únicos países que não foi atingido pela praga Phylloxera Vastatrix, que devastou grande parte dos vinhedos do mundo no fim do século XIX. Na Europa, a única vinícola sobrevivente foi a Colares, em Portugal.  A Carménère, variedade de uva muito usada para produzir a bebida, foi extinta nos vinhedos europeus e renasceu no Chile, tornando o país conhecido pela produção de vinhos com a uva.

Segundo o enólogo, o consumo de vinhos no Brasil aumentou bastante nos últimos anos, devido, principalmente, à ligação da qualidade com o custo que a bebida chilena oferece. “Os chilenos estão organizados para atender de forma intensa ao Brasil”, declara Troncoso. Ainda segundo o enólogo, o Brasil é o sétimo maior mercado para os vinhos produzidos pela Viña Montes. “E caminha a passos firmes para ficar entre os cinco maiores. É um mercado de extrema importância pra gente”, afirma.

Para Bernardo Troncoso, o Brasil ainda tem dificuldades para a produção de vinhos tintos, mas a evolução da bebida produzida aqui é notória, principalmente para os espumantes e vinhos brancos, “que surpreendem por sua consistência e diversidade”, explica e declara: dentre as vinícolas brasileiras, a Valottano, na Serra Gaúcha, é sua preferida. “Pra mim é a melhor vinícola. A mais completa”, avalia.

O enólogo Bernardo Troncoso participou, no dia 15 de outubro, de um Wine Dinner, realizado pela Alma Chef