FecharX

‘Escondidinho no Centro’, Bar Pirex tem Caio Soter como novo chef

Soter promete aprimorar os famosos petiscos de estufa do local, com técnicas apuradas e mais mineiridade



Créditos da imagem: Daniel Tassi
Main whatsapp image 2023 02 01 at 10.01.12
Caio Soter, Isabela Rochinha e Vitor Velloso no Bar Pirex
Thiago Alves
01/02/23 às 10:03
Atualizado em 01/02/23 às 10:03

Durante o dia, a Galeria São Vicente, entre a rua Santa Catarina e a avenida Amazonas, no Centro, é ponto certo para a compra de maquinário de costura. Ao anoitecer, o segundo andar do edifício histórico é tomado por um público descolado e ávido por botecagem raiz. Por lá, funciona há quatro meses o Bar Pirex, que tem como conceito os petiscos de estufa, cerveja gelada, cachaças e batidas. Nesta quinta-feira (2/2), a casa, comandada pelo restaurateur Vitor Velloso, estreia Caio Soter como sócio e chef para o público. 

“Vamos trazer um pouco mais de mineiridade e regionalismo, aprofundar essa conversa sobre a cozinha do centro belo-horizontino, com contemporaneidade, técnica apurada, finalizações bem pensadas, mas sem fugir do que faz sentido para um boteco. Tudo bem-bonito, bem-feito e muito gostoso”, comenta Caio Soter, que também é sócio de Velloso no concorrido restaurante Pacato, em Lourdes.

Dono de uma varanda com vista única para a Praça Raul Soares e um belo pôr do sol, o Pirex conta com uma farta estufa fria, estufa quente e petiscos fritos na hora. Da fria, saem clássicos como ovinhos de codorna coloridos com molho rosê, rosbife de lagarto com maionese verde ou novidades como o vinagrete de coração de galinha. A casa tem ampla oferta para vegetarianos e veganos. Pratos de sucesso do Pacato inspiram petiscos no novo cardápio, como a porção de jiló com molho de mostarda.

“Enxergamos a oportunidade de fazer duas casas que atuam em extremidades opostas do universo gastronômico dialogarem”, explica Vitor Velloso. 

Na estufa quente, pratos que não podem faltar em um boteco mineiro, a exemplo da moelinha com molho de tomate defumado e batatinha, a língua na cerveja preta com pão de sal, e um clássico da madrugada belo-horizontina: o pão molhado. Nas porções que saem da fritadeira, uma mescla de clássicos, como frango a passarinho, torresmo pipoca ou de barriga e risole de milho, e novidades.

“Vamos ter alguns petiscos especiais:  As rodadas de pasteizinhos fritos na hora vão ter sabores que mudam frequentemente. O primeiro vai ser o pastel de frango assado do Pacato. O bolovo, com gema escorrendo e carne suculenta por dentro e crocante por fora, vai sair uma vez por semana, em quantidade limitada”, reforça o chef.

Na cozinha do bar, Isabela Rochinha assume a função de chef de operação. Ela é parceira de Caio Soter desde o Alma Chef. No salão, o experiente Osmar Júnior, que já passou pelas mais renomadas casas da cidade.

Serviço
Bar Pirex
Quarta a Sexta, de 18:00 às 0:00,
Sábado das 13:00 às 0:00,
Domingo das 13:00 às 17:00
*Cardápio reduzido uma hora antes do encerramento, todos os dias.
Av. Amazonas, 1073 - loja 54 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30180-001